terça-feira, 10 de abril de 2012

1º Triatlo Longo de Vila Real Sto. António

Foi no dia 25 de Março em Vila Real de Santo António que teve lugar o 1º Triatlo Longo da época, sendo esta também a 1ª edição da prova. Os Longos são a minha predilecção, em parte porque careço da velocidade e explosão necessárias para um Sprint, não fui feita para grandes velocidades. Sou um velho motor a Diesel! A equipa do Olímpico de Oeiras deslocou-se para VRSA na véspera, e instalou-se na messe de Tavira, a cerca de 15kms da partida. O briefing também foi na véspera. Nele tivemos a confirmação de que:

1º O mar estava bastante "bera", a lembrar Quarteira há 2 anos atrás... ai ai, eu e o mar com ondas...

2º O empedrado de que ouvíramos falar antes, confirmava-se... O segmento de ciclismo constava de 5 voltas, e iríamos passar 2 vezes em cada volta no referido empedrado. Bem, lá teria de ser...

Na manhã da prova (após uma alvorada às 05h da manhã, mas que equivaliam às 04h devido à mudança da hora naquela noite), felizmente o mar estava um pouco melhor.

Uma natação confusa, água fria (15º), com visibilidade quase nula (as ondas escondiam as bóias e muitas vezes até os braços dos outros atletas, que eu tentava seguir, a somar a óculos embaciados) e com metros desnecessários devido às falhas de direcção... Lá saí da máquina de lavar com 45min decorridos. Miserável... Depois, havia que percorrer todo o passadiço de madeira que liga a beira-mar à estrada, onde estava o PT. Bom, chega de lamúrias, eu queria era saltar para a bike! Havia que regularizar a respiração e entrar no ritmo, o que leva sempre algum tempo. 2 ou 3kms pedalados e lá entrei no bendito empedrado.. Ui, tudo tremia: bicicleta, bidons, nutrição, corpo, capacete, era um treme-treme geral! No regresso dessa volta perdi a rede amarela que tapa o bocal do bidon aero e fui a levar banho na cara até ao fim do empedrado, além de ter logo ficado sem aquela água. O bidon vazio fazia um barulho infernal naquele piso! O que valeu foi o Pedro Machado que me recolheu o dito cujo já mais para o fim, e também me forneceu um bidon cheio. Obrigada pelo apoio Pedro! Havia bidons e coisas perdidas por todo o lado naquele empedrado, e cada vez mais. Alguns furos, sendo que a "wheel station" estava perto (um luxo que eu não tinha pois não tenho mais rodas, mas correu tudo bem). Na bicicleta sinto-me sempre bem. Mas porque será que nunca consigo cumprir o plano de nutrição?? Acabo sempre por ingerir menos do que planeio ou deveria... Mas deu para o gasto. E fartei-me de ultrapassar gente, o que me permitiu fazer o 2º melhor tempo entre as raparigas neste segmento. Passo para a corrida e até não me sinto muito mal. O que está mal é a falta de 1 WC "portátil" nestas provas! Que coisa, ter de "estacionar" atrás da carrinha da FTP durante o percurso para suprir tal necessidade...

Mas à medida que ia avançando, ia-me sentindo cada vez mais cansada, naturalmente. O percurso também não me ajudava, embora fosse bastante bonito: 1º era na ciclovia, para após cerca de 2kms, entrar na mata adjacente, onde havia de tudo - subidas, descidas, terra batida e até areia.
Uffa, foi bastante dura a corrida, tendo tentado mesmo assim alimentar-me e hidratar-me. Os abastecimentos estavam bastante bem colocados e o gel fornecido foi precioso.
Não sei como, mas ainda fui buscar energia para acabar assim:
Lembrei-me do meu amigo Filipe Valente, a quem também já vi terminar provas assim! :-) O Filipe e família são sempre uma motivação extra e uma grande ajuda, tal como a autora desta foto, a Palmira Feijão! OBRIGADA!
Por falta de concorrentes femininas do meu escalão, fui a única a ir ao pódio, arrecadando o 1º lugar de Vet Fem I! Também o Olímpico de Oeiras logrou nesta prova, fruto da equipa feminina que conseguimos formar, ascender ao 1º lugar da classificação feminina por equipas, tanto na prova como na Taça!
O próximo será o Triatlo Longo de Aveiro, já muito próximo do Ironman que me proponho fazer, a 24 de Junho em Nice, França. Também lá vai estar o Lance Armstrong... :-)

1 comentário:

  1. Parabéns IronMena.

    VRSA... Boas recordações mesmo com quedas no empedrado. : )
    Boa Sorte para Aveiro...

    ResponderEliminar