sexta-feira, 20 de julho de 2012

Triatlo de Vila Viçosa

Este post marca o regresso ao "velho" blog IRONMENA, após a participação no Ironman de Nice, pela causa "Dê Sangue, Apoie a Vida". Todo o relato e fotos dessa prova encontram-se aqui.

O Triatlo de Vila Viçosa distingue-se dos outros por ser na distância Olímpica e em que o "drafting" (andar na roda, aproveitando a zona de vácuo) não é permitido. É cada um por si!


Também se distinguiu pelo calor intenso que começou a assolar o país no passado fim-de-semana, sendo que a prova se realizou no Domingo passado, 15JUL12.

Também se distinguiu pela minha má forma, sendo que eram passadas exactamente 3 semanas da realização do Ironman, período esse em que procurei descansar e recuperar, mais do que treinar...

Para começar, na natação não foi autorizada a utilização do fato de neoprene, devido à água se encontrar a 23º na barragem de Lucefecit, próximo do Alandroal. E além de estar tépida (o que não se notava quando estávamos parados à espera da partida, dentro de água há bastantes minutos), também tinha pouquíssima água!

Soou a partida e tentei nadar o melhor que pude sem a ajuda do fato. Os 1500mts não correram lá muito bem...


À viragem para a 2ª volta, apanhei um bom bocado em que não conseguia nadar, tal o nível extremamente reduzido da água, as mãos e pés batiam no fundo!

Saí da água aborrecidíssima por, mais uma vez, os óculos não terem feito outra coisa senão embaciar! Começo a achar que é do calor (temperatura da água e também do ar), visto que já os havia experimentado antes e nunca tinha acontecido...

Lá vou eu para a bicicleta. Está um calor incrível, devem ser perto das 11h da manhã...

Estranho a posição na bicicleta, visto que andei com uma bicicleta diferente durante cerca de 2 meses a treinar para o Ironman, e agora é a 1ª vez que volto à minha bicicleta depois dessa prova.

A ajudar, uma dor lateral persistente, coisa muito rara na bicicleta, um misto de "dor de burro", com cólica e dor muscular, tudo ao mesmo tempo... O gel quente que ingeri ainda piorou tudo, sabia horrivelmente, pior que xarope! A água encontrava-se igualmente quente, e a isotónica era para esquecer!

Percorri a muito custo os 40kms em linha, no meio de intenso calor, no segmento que me costuma ser mais favorável...


Passei para a corrida e foi gerir, com 2 subidas duras em cada volta, perfazendo 8 passagens nas mesmas, pois eram 4 voltas para 10kms.

Terminada a prova em 03h08, ainda deu para ir ao 2º lugar de Vet Fem I...


A equipa feminina do Olímpico de Oeiras, essa é que se encontra de pedra e cal na liderança do campeonato! A equipa masculina também é líder. Estamos na linha da frente! :-)


FOTOS: Carlos Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário