segunda-feira, 23 de julho de 2012

Último treino para Vitoria Gasteiz (onde eu não vou) OU Estreia da FOCUS nova!

O Campeonato do Mundo de Triatlo para Age-Groups está aí à porta (próximo Domingo, dia 29JUL), em Vitoria-Gasteiz, País Basco, e há muitos triatletas nacionais no pico de forma para lá irem tentar fazer um bom lugar.

Ter feito o Ironman de Nice há 4 semanas, inviabilizou, desde o início, a minha ida a essa prova.
Mas nem por isso deixo de treinar com quem lá vai! :-)

Por isso juntou-se um grupinho ontem, e lá fomos nós fazer o "tapering" de uns e o treino a sério de outros; mas também o regresso aos treinos de uns (EU) e a estreia de uma bike nova de outros! ;-)

Concentração na Xis Bike Shop, na Quinta do Conde.

O destino foi escolhido pelo comandante do pelotão e passou por diversos sítios: Partida Quinta do Conde em direcção a Palmela, descida em direcção à Moita e arredores, Pinhal Novo, nova ida/ subida a Palmela e regresso à Quinta do Conde, num total de 88kms, rodados a uma média de 30km/h e com vento algo forte.

Rui, Paulo Miranda e Diogo a fazerem de conta que pedalavam forte! :-)

E o vento aqui até parece que ajudou...


Nem, só de triatletas era composto este pelotão. Até havia quem fosse baptizar uma bicicleta nova, ainda com goma nos pneus!

FOCUS Cayo 3.0
Aqui a goma já tinha saído com a velocidade atingida, e a bike maravilha já tinha deixado uma grande impressão!

No Pinhal Novo, mas podia ser em Abu Dhabi, ou noutra metrópole da moda, com grandes avenidas marginais e palmeiras a ladear uma excelente ciclovia...

Esta avenida dá sempre umas boas fotos, e dá para descansar também , depois da recta de 4 kms  contínuos no red line que tínhamos feito lá mais atrás, velocímetro nos 40 e muitos km/h, postura de contra-relógio, olhos no chão e gotas de suor a cair pela cara abaixo!


Eu também mostrei o sorriso Pepsodent e passei a câmara a outro...


Mas como me tenho baldado aos treinos, tentei apanhar umas rodas... ;-)


Foi uma manhã de Domingo espectacular, um bom treino e um bom passeio! E à tarde, nada melhor que ficar no sofá a ver a chegada a Paris, e depois... caracóis a tarde toda! Obrigada amigos!

Boa semana a todos!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Triatlo de Vila Viçosa

Este post marca o regresso ao "velho" blog IRONMENA, após a participação no Ironman de Nice, pela causa "Dê Sangue, Apoie a Vida". Todo o relato e fotos dessa prova encontram-se aqui.

O Triatlo de Vila Viçosa distingue-se dos outros por ser na distância Olímpica e em que o "drafting" (andar na roda, aproveitando a zona de vácuo) não é permitido. É cada um por si!


Também se distinguiu pelo calor intenso que começou a assolar o país no passado fim-de-semana, sendo que a prova se realizou no Domingo passado, 15JUL12.

Também se distinguiu pela minha má forma, sendo que eram passadas exactamente 3 semanas da realização do Ironman, período esse em que procurei descansar e recuperar, mais do que treinar...

Para começar, na natação não foi autorizada a utilização do fato de neoprene, devido à água se encontrar a 23º na barragem de Lucefecit, próximo do Alandroal. E além de estar tépida (o que não se notava quando estávamos parados à espera da partida, dentro de água há bastantes minutos), também tinha pouquíssima água!

Soou a partida e tentei nadar o melhor que pude sem a ajuda do fato. Os 1500mts não correram lá muito bem...


À viragem para a 2ª volta, apanhei um bom bocado em que não conseguia nadar, tal o nível extremamente reduzido da água, as mãos e pés batiam no fundo!

Saí da água aborrecidíssima por, mais uma vez, os óculos não terem feito outra coisa senão embaciar! Começo a achar que é do calor (temperatura da água e também do ar), visto que já os havia experimentado antes e nunca tinha acontecido...

Lá vou eu para a bicicleta. Está um calor incrível, devem ser perto das 11h da manhã...

Estranho a posição na bicicleta, visto que andei com uma bicicleta diferente durante cerca de 2 meses a treinar para o Ironman, e agora é a 1ª vez que volto à minha bicicleta depois dessa prova.

A ajudar, uma dor lateral persistente, coisa muito rara na bicicleta, um misto de "dor de burro", com cólica e dor muscular, tudo ao mesmo tempo... O gel quente que ingeri ainda piorou tudo, sabia horrivelmente, pior que xarope! A água encontrava-se igualmente quente, e a isotónica era para esquecer!

Percorri a muito custo os 40kms em linha, no meio de intenso calor, no segmento que me costuma ser mais favorável...


Passei para a corrida e foi gerir, com 2 subidas duras em cada volta, perfazendo 8 passagens nas mesmas, pois eram 4 voltas para 10kms.

Terminada a prova em 03h08, ainda deu para ir ao 2º lugar de Vet Fem I...


A equipa feminina do Olímpico de Oeiras, essa é que se encontra de pedra e cal na liderança do campeonato! A equipa masculina também é líder. Estamos na linha da frente! :-)


FOTOS: Carlos Maia