quinta-feira, 14 de março de 2013

Audace "Estrelas da Amadora"

Já me esquecia que participei num Audace, no dia 24 de Fevereiro, promovido pelo clube "Estrelas da Amadora", sob a égide da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB)...

Os Audaces são provas de ciclismo em estrada, numa vertente não competitiva, em que os atletas têm uma caderneta onde é suposto colocarem um carimbo em determinados pontos pré-definidos (normalmente cafés ou pastelarias) pela organização. Sem os respectivos carimbos, a passagem não é validada, sendo pois o percurso efectuado pelo ciclista não válido para o ranking final.

Como fui "clandestina", a caderneta e/ou carimbos para mim não são importantes!

Importantes são as paisagens e empenos! E neste houve ambas as coisas!


Partida com o Ricardo Miguel da zona da Amadora
 O percurso saía da Amadora em direcção ao Jamor, entrando aí na Marginal até ao Guincho. O vento era assinalável e na zona do Guincho era mesmo fortíssimo. Fiquei aí algo para trás relativamente ao grupo da frente, embora com o grupo sempre em linha de visão. Mas na subida para a zona adjacente ao Cabo da Roca saíu-me a corrente, e lá fiquei definitivamente para trás!



Uffa, finalmente havia uma enorme e longa descida até Colares, onde era o posto onde colocavam o 1º carimbo. Para mim foi o ponto de descanso, e bem precisava de comer algo porque o pequeno-almoço há muito que havia sido consumido e já vinha em fraqueza há muito tempo, mas as subidas contínuas não deixaram...

Pastelaria o Moinho, em Colares, com o José Jorge (aka "Noddy")
O percurso saía de Colares em direcção à Praia das Maçãs. E já as minhas pernas acusavam o empeno e a falta de glicose! Fiquei num grupo grande, vi GPS nos guiadores, e confiei que sabiam o caminho...


Mas eles devem ter pensado o mesmo uns dos outros... Mas eu não tinha GPS nenhum!

Conclusão, às tantas, na zona de Fontanelas, alguém se lembrou (EU!!!) de perguntar se era por ali e concluí que ninguém sabia qual o caminho correcto!

Estavam todos muito preocupados com o ponto de passagem obrigatório intermédio, o qual podiam falhar se não efectuassem o percurso certo, mas eu só queria mesmo era ir na direcção de Belas e Amadora, e não queria saber dos pontos de controlo para nada!

Andámos por ali e fizemos umas opções meio certas, meio erradas, quem tinha GPS não tinha carregado o track!!!! São uns ciclómetros muito bonitos estes GPS Garmin... mas sem tracks não servem para muito!

Lá encontrámos um entroncamento donde vinham uns participantes, da zona de S. João das Lampas, e os meus colegas de grupo para lá se dirigiram, 6kms para trás, para irem carimbar a famosa caderneta. Eu colei-me a quem já de lá vinha e que supostamente estaria de regresso, carimbos só os da credencial de peregrino no Caminho de Santiago! :-)

E ainda bem que eu estava com esse participante, pois ele só tinha um mísero mapa! Afinal eu conhecia a zona de Queluz/Belas melhor que ele! E se não fosse eu, provavelmente não acharia o caminho de volta à Amadora! Mais um com um bonito GPS mas sem track... :-(

Resumindo: foi um enorme empeno, apesar de ter feito "apenas" 96kms em vez dos 106kms que eram supostos! As pernas guincharam desde o Guincho (terá sido do nome???), e no dia seguinte se não fosse o jaccuzi...

Tenho de treinar muito! Mas só se for numa paisagem que me desperte sorrisos!

2 comentários:

  1. carimbos, organizações, desorganizações, inscrições etc... o que é preciso é pedalar e sorrir enquanto o fazemos! Viva a "clandestinidade" :)

    ResponderEliminar
  2. Lol, tal e qual! Apoiado! :-)
    Pirataria à bruta! ;-)

    ResponderEliminar