sexta-feira, 7 de março de 2014

Ataque ao Montejunto - versões 1.0 e 2.1

Versão 1.0:

Num bonito dia de sol - at last - a 23 de Fevereiro, a malta da Kombina Bike Shop foi atacar o Montejunto.


A vontade de pedalar na rua e dizer adeus à chuva era muita! Lá fomos nós, um pelotão muito bem composto e sempre muito bem acompanhados pelo Staff, desde o Parque das Nações até Alenquer e daí ao Montejunto.


Há dias "não".. e desde cedo percebi que aquele era um deles... mas no worries... pedala-se na mesma, apenas com mais um pouco de sofrimento e um bocado mais devagar, mas a vontade nunca é abalada por factores como este, de somenos importância quando vou tão bem acompanhada de amigos 5*, alguns inclusive com quem é raro pedalar..


Não era um dia muito tranquilo do ponto de vista do vento... só que para lá não se sentiu nada pois estava a favor. Durante a subida, sempre que a curva na estrada obrigava a mudar de direcção, lá estava ele, a obrigar a um esforço ainda maior para contrariar a sua força... pedalada a pedalada, alcançámos o topo, onde o excelente Staff tinha um abastecimento digno de muitas provas que ao pé disto deviam sentir-se envergonhadas: nougats à descrição, águas engarrafadas, fruta diversa... Muito bom!


Na descida, feita pelo lado da Abrigada, já ia cada um ao seu ritmo, ficámos um grupo de 4 amigos, com direito a paragem para cafézinho na Abrigada! :-)

Depois foi levar tareia do vento, sempre sempre contra e sempre a aumentar de intensidade, até ao ponto inicial. No fim, foram 130kms equivalentes a uns 180, tal foi o desgaste provocado pelo vento! Valeu a boa companhia de quem muito ajudou a resguardar-me desse inimigo público do ciclista: o vento!



Versão 2.1:

E num "bonito" dia de chuva, uma semana depois, temos uma Clássica de Carnaval organizada pela RBikes da Ota, num percurso totalmente diferente mas tendo como ponto comum  a subida ao Montejunto, e ainda com direito a umas rampas a 19% na passagem pelo Parque Eólico das Ereiras, como "aquecimento" para o Montejunto!

E se era preciso aquecimento! Era, porque foram 97kms totais feitos inteiramente debaixo de chuva, mas que me souberam muito bem, com certeza porque tive um upgrade precioso na minha bike: umas rodinhas emprestadas que andavam quase sozinhas, dotadas de vida própria e com um motor escondido no cubo.. só pode, tal a facilidade com que rolavam!

A subida não foi mesmo ao topo do Montejunto, tendo-se ficado pela base da Força Aérea, para depois começar a descer pelo lado de Pragança. E que descida!!! Perigosíssima e feita muito devagar, quase não havia visibilidade, a chuva caía que nem agulhas na cara, e havia uma neblina provocada pelo tempo fechado que não deixava ver nada. Km a km, cotovelo a cotovelo, chegou-se à estrada nacional, de regresso e já próximo dos anunciados 1600mts de subida acumulada...

Em suma, 2 belos dias para subir o Montejunto: um com sol e muito vento; outro debaixo de chuva mas com muita vontade e em dia "sim"!

Venham mais! Se esperarmos pelas condições perfeitas, jamais sairemos do sofá!




Sem comentários:

Enviar um comentário