quarta-feira, 2 de abril de 2014

Algarve Bike Challenge 2014

Uma prova em duplas, por etapas, no belíssimo Sul de Portugal, com o event center localizado na cidade onde aprendi Ordem Unida e onde jurei Bandeira pelo meu país - Tavira.... Eu lá ia perder uma coisa assim??

Tavira encanta, com o belo rio Gilão que a atravessa, com as suas mais de 30 igrejas e capelas, com o seu centro histórico e ruelas em calçada e escadas, por onde a organização - e muito bem - fez passar o Prólogo da prova, em contra-relógio nocturno, com um público fantástico e um ambiente mobilizador e altamente inebriante.


O Prólogo constava de cerca de 2,5kms, pedalados por vielas e escadas, empedrado e curvas apertadas, a desafiar a perícia e a velocidade, mas sobretudo o atrevimento e a audácia dos participantes. E.. a sorte protege os audazes! Os 2kms e qualquer coisa voaram em 6'30'', a uma média horária de 19kms, e o cardio a bater a uma média de 163bpm!

Foi muitíssimo divertido. O meu parceiro de prova (dupla Xmile Cycle Team/BTT Lisboa) ainda ia levando uma vedação à frente (já a ia levando no reconhecimento, e teimou em querer levá-la para casa!!), mas lá conseguiu corrigir a trajectória, e tudo está bem quando acaba bem!

A prova seguia o modelo dos handicaps, por idade e género, e a nossa equipa gozava de uns belos 15% de handicap, o que nos fez sair em 2º lugar, cerca das 09h15 da manhã de Sábado, enquanto a maioria dos participantes arrancava às 10h.


Foi um dia de encher a barriga de belos trilhos, belas paisagens no típico barrocal algarvio, o que significa o conhecido "parte-pernas", de sobe e desce, com bastantes inclinações verdadeiramente assustadoras. Mas tudo isso atacámos com vontade, motivados, em excelente entendimento, mas com a modéstia e a experiência suficientes para saber que no dia seguinte havia mais, e portanto havia que gerir a etapa de forma inteligente, a pensar no dia seguinte.


Linhas de água com fartura, algumas secas que nos permitiam andar a grande velocidade sobre os seixos dos riachos, outras cheia de água, bastantes, devido à chuva da véspera. Tal significou andar muito tempo de pézinhos molhados, embora a temperatura estivesse elevada. Mas por volta do km 40 a chuva fez uma aparição persistente, ainda terá durado cerca de meia-hora a cair com força e bastante fria. Mas felizmente (para nós!!!) parou e não mais voltou.. o mesmo não poderão dizer outras duplas que foram apanhadas por ela enquanto nós já havíamos cruzado a meta e estávamos na tenda de recuperação a repôr hidratos! ;-)


Não pode passar sem menção altamente digificante, a quantidade e qualidade dos single tracks que a organização incluíu no percurso. Simplesmente de babar! Com ou sem técnica suficiente, todos temos de dar a mão à palmatória e reconhecer que singles destes são raros, e com esta extensão e beleza ainda mais! Bravo ao BTT Conceição de Faro, por todos os motivos e mais alguns!
 
 
O 1º dia acabou em beleza, com 92kms pedalados e cerca de 2200mts de desnível acumulado, em 05h40. Bem durinho, sendo que a 2ª metade foi dominada pelos muitos singles tracks, mas também por uma boa parte rolante com cerca de 15kms de extensão após o 2º abastecimento, o que permitiu descomprimir as pernas e acelerar o passo.
 
Another day, another stage: a nossa dupla partiu às 8h24 de Domingo, tendo-se registado a mudança para a hora de Verão durante a noite, o que proporcionou cenas embaraçosas para muita gente (eu incluída!!) que se viu totalmente dependente das tecnologias e actualizações automáticas que (em princípio) funcionariam (ou não...) de smartphones e GPS, para sabermos as horas e colocar o despertador segundo a hora nova, ou perderíamos a partida!
 
Saímos sem stress à hora marcada, e constatámos ao longo do dia muita gente empenada! O parte-pernas da véspera produziu efeitos, e continuava para o dia de hoje. Se bem que era a primeira metade da distância que hoje era de 75kms, e 1900mts de acumulado, que seria a mais empenante. Depois eram subidas e descidas bastante mais suaves, sempre temperadas com alguns single tracks, e ainda mais linhas de água e leitos secos cobertos de seixos, a permitir enrolar o punho da Epic e passar por cima a voar!
 
O dia esteve bem mais fresco, o sol muito tímido, e mais uma vez a nossa dupla foi bafejada pela sorte (trabalhámos bem para ela!), ao escaparmos à chuva assim que cruzámos a meta, com 05h05 de etapa.
 
O que posso eu dizer sobre este Algarve Bike Challenge que já não tenha ficado evidente pela descrição?? Falar dos muitos "pros" nacionais e da esmagadora presença espanhola que se deslocaram a Tavira para participar neste belo desafio? Falar da qualidade dos percursos? Da excelente oferta hoteleira incluída na inscrição? Das refeições à descrição que, com tanta variedade e quantidade, até nos deixavam indecisos quanto ao que comer? Da simpatia do staff e profissionalismo? E os amigos todos que lá fui encontrar, e as saudades que "matei", dos amigos, do companheirismo, das graçolas e bocas partilhadas com amigos de longa data??
 
Sinceramente, já nada resta a salientar que não seja do conhecimento de quem lá esteve, e de quem não tendo estado ficou com aquela "inveja" saudável de lá não ter ido...
 
São momentos como estes que enchem a nossa existência, porque são partilhados com os amigos, momentos que nunca se irão desaparecer, amigos que já tinha, e outros que fiz, piadas contadas, gargalhadas imortalizadas...
 
É isto o que me move, à força de pedais, mas com o coração e a alma nos músculos que os puxam e empurram!
 
Obrigada ao José Almeida, meu parceiro de prova, e ao BTT Lisboa, com quem privei estes dias. E sempre aos meus amigos Xmile Cycle Team/Songo.info. Bem hajam todos!
 

3 comentários:

  1. É bem assim, sei que terias muito mais para escrever mas não se pode ser muito extenso ...
    Obrigado também pela tua excelente companhia e pela partilha destes momentos de muito prazer pelos longos 170 kms de maravilhosos trilhos desta zona que te é tão querida.
    E não é demais elogiar tenacidade demonstrada, mais uma vez, em terrenos tão maravilhosos mas ao mesmo tempo muito duros.
    J Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida 3 dias para recordar.
      Formaram mais uma vez uma dupla fantástica, muita experiencia nessas cabeças ajudou a uma prova limpinha, limpinha.
      Foi um prazer privar com a IronMena fora dos trilhos pois nos trilhos não tive possibilidade.
      Ao Almeida aquele abraço, transpira BTT.

      João Balsinha

      Eliminar
  2. Tudo dito...sem tirar nem por...grande fim de semana...

    ResponderEliminar