segunda-feira, 5 de maio de 2014

6º Memorial Bruno Neves: Póvoa de Varzim - Alto da Senhora da Graça no DIA DA MÃE

Foi no dia 11 de Maio de 2008 que o jovem ciclista (26 anos) Bruno Neves, da LA/MSS, sofreu um ataque cardíaco em cima da bicicleta durante o Grande Prémio de Amarante. O que aparentava ser uma queda grave, escondia afinal uma paragem cardíaca...


Desde então que se realiza, em sua homenagem, um Memorial, constando da ligação em bicicleta desde a Póvoa de Varzim ao mítico alto da Senhora da Graça, passando por Mondim de Basto, local onde também é costume terminar uma das etapas da nossa Volta a Portugal em Bicicleta.

O evento contou com cerca de 350 ciclistas à partida, um pelotão imenso a abrilhantar e a colorir as estradas da região, sempre em grupo compacto até Mondim, com uma escolta irrepreensível da GNR, estradas cortadas onde era preciso e todas as condições para que não acontecesse qualquer incidente.

A Senhora da Graça é um marco no percurso de qualquer cicloturista, e era algo que desejava fazer desde há algum tempo, embora nada tivesse feito até hoje para lá ir. Mas cada vez mais me convenço que as oportunidades aparecem nas alturas certas, e com as pessoas certas...

O que mais atrai na subida à Sra. da Graça é mesmo o aspecto do Monte Farinha, onde está localizado o topo conhecido como Sra. da Graça. Este Monte é algo de impressionante e imponente ao longe... é enigmático, atrai... é como um chamamento a que nenhum "aspirante" a ciclista consegue ficar indiferente... É uma espécie de Mont Ventoux à portuguesa!


Para lá chegar, foi preciso pedalar 108 kms, desde a Póvoa de Varzim, uma cidade lindíssima do norte do país, que merece certamente uma visita, pela sua bela Marginal, como poucas, e pelo seu extenso areal. O calor que se fez sentir neste fim de semana convidava à praia, mesmo sendo o Atlântico bastante frio por aqui...

Em 350 participantes, havia... 8 meninas! Cheguei em 2º lugar lá acima... Se isso me deixa mais feliz?? Nem por isso...

O que me deixa feliz é ter lá ido. Porquê?? Porque está lá!

O que me deixa mais feliz é ter passado um fim de semana 5*, com a companhia certa;

O que me deixa feliz é partilhar momentos destes com quem me entende, em perfeita sintonia; é conhecer pessoas que de outra forma não conheceria; é ter ido saborear a genuína Francesinha poveira com novos amigos, em ambiente irrepetível, por entre gargalhadas e verdadeira pronúncia do Norte!


Feliz de quem faz o que gosta, e feliz de quem aceita isso em si próprio e nos outros!

E o registo para a posteridade fica na foto, mas fica para sempre na alma, no coração e nas pernas!


No DIA DA MÃE subi à Sra. da Graça... Se eu podia ter prescindido de lá ir para estar com a minha Mãe? Poder podia, mas não seria a mesma coisa... porque as Mães o que querem é ver os filhos felizes... e se eu estou feliz, ela também está!

JUST DO WHAT YOU LOVE!

1 comentário:

  1. E é necessário comentar? Eu poderia escrever um monte de coisas mas também não ... seria a mesma coisa. As tuas palavras bastam para espelhar a felicidade que te vai na alma.

    Nestes momentos também os amigos se sentem gratificados.
    Continua lutando por levar longe essas sensações, termo que tantas vezes usamos para retratar o nosso estado físico/atlético e que assenta tão bem no que está subjacente à tua crónica,
    Grande beijinho e "toca p'á frente" esse estado bom.
    Beijinho

    ResponderEliminar