segunda-feira, 26 de maio de 2014

Triatlo do Fundão

No Sábado, dia 24 de Maio, fui participar no Triatlo do Fundão, o primeiro que fiz esta época.


Podia aqui descrever a prova... mas em vez disso vou falar do João Garcia, Alpinista.

Poderão perguntar: mas que tem o João Garcia a ver com o Triatlo?? Eu respondo: tudo!

Primeiro porque o João Garcia foi, e é, Triatleta. E um Triatleta nunca deixa de o ser. Tal como um Alpinista nunca deixa de o ser.

Segundo porque a última vez que participei no Triatlo do Fundão, em 2009 se não me falha a memória, estávamos ambos no mesmo clube, justamente o Clube de Triatlo do Fundão. E lembro-me bem de, na corrida final, ter corrido ao lado dele e termos trocado umas palavras, ou não fossemos nós colegas de clube. Mas palavras de ânimo e amizade nunca faltam neste ambiente triatlético, independentemente de clubismos.

Terceiro porque o João Garcia é para mim um exemplo, um modelo, de uma pessoa "normal", que resolveu viver uma vida "fora do normal". O conceito de "normal" varia de pessoa para pessoa, mas acho que é consensual que o estilo de vida do João Garcia é anormalmente espectacular! Não porque sobe montanhas... mas porque tinha um sonho e lutou por ele, tudo fez, e logrou, para o concretizar.

O João Garcia assume-se como um "follower" e diz que não tem por hábito ter "ídolos", mas apenas referências que aprecia. Pois o João Garcia para mim é um "ídolo" à sua maneira, porque o considero uma referência no nosso pequeno Portugal, de alguém que se tornou do tamanho das montanhas todas que subiu, e um dos raros homens (no lote restrito de 10 pessoas no mundo inteiro) a ter subido as 14 montanhas mais altas do mundo sem recurso a oxigénio artificial. Sem "doping", portanto...

Mas o João Garcia é, antes de mais, uma pessoa como nós... e é por isso que o admiro. É a personificação da simplicidade e da humildade, sem falsas modéstias, e sobretudo um tipo com quem se pode falar de igual para igual. É pelo menos essa a sensação que tenho. Sobretudo, é mobilizador e motivante em tudo o que nos diz, por mais simples que possa parecer... E isso cativa, e incentiva.

Tudo isso transparece nos seu livros, que eu li, até mais do que uma vez. O último só confirma tudo o que penso dele.

Obrigada João, pela pessoa que és, por teres lutado pelos teus sonhos, por admitires os teus erros, e por continuares a viver a tua vida da forma que gostas!


Vou em breve "subir" o meu 4º "8000"... Não está fora de hipótese um dia escalar o meu "Evereste"... Para isso vou continuar a subir "montanhas" ao meu jeito, a pulso... Lá no alto estou sempre sozinha, mas em todo o caminho vou muito bem acompanhada... Quem interessa sabe a que me refiro...

"À chacun son Everest..."

Quanto à prova do Fundão... As duas imagens que aqui deixo valem mais do que 1000 palavras:

A paixão que me move
As sensações que ficam!

O João Garcia não irá com certeza ler o que aqui escrevi, mas para mim é como se lho tivesse dito à volta de uma mesa, a tomar um café!

Outro português que também admiro, escreveu o seguinte sobre João Garcia, resumindo tudo:

"Penso em João Garcia, na sua determinação em viver com qualidade de vida, porque “qualidade de vida” não é o todo-terreno para o engarrafamento matinal cinco dias por semana, nem poupar no preço daquilo que se come para gastar naquilo que se mostra. “ Qualidade de vida” não são os quatro apelidos e três nomes próprios do filho varão, nem a lista de espera de 2 anos para a creche, nem o T1 de luxo entrincheirado no horror paisagístico que caracteriza a paisagem portuguesa em geral e a grande Lisboa em particular. “ Qualidade de vida” não é a música que bate na cabeça no sábado à noite, a amena cavaqueira com o copinho de uísque na mão, o livro que não se lê, a decisão que não se toma.”Qualidade de vida “é ter um sonho e viver por ele, é fazer como o João Garcia, que é de uma raça antiga que se vai diluindo sem apelo nem antídoto nas compras do hipermercado no domingo à tarde."

 (Gonçalo Cadilhe, Planisfério Pessoal)

1 comentário: