quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Final Camp. Mundo XTerra (Havai) e Ruta de los Conquistadores (Costa Rica): Como matei 2 coelhos com uma só cajadada!

Final do Campeonato do Mundo de Triatlo XTerra (Maui - Havai):

Foi em Junho de 2014, na Golegã, que conquistei o slot para a final do Campeonato do Mundo de Triatlo BTT, que iria realizar-se no Havai, na ilha de Maui, no dia 26 de Outubro de 2014.

O circuito internacional de triatlo BTT, mais conhecido por X-Terra, tem as suas fases de apuramento em diversos países, tendo um deles sido Portugal, na vila da Golegã. Os atletas qualificam-se para a final do Havai consoante o número de vagas (“slots”) disponíveis para cada escalão, e em função da sua classificação no mesmo.


O que distingue o XTerra de qualquer outro triatlo não é só o facto de ser em BTT, mas também a presença de obstáculos e/ou dificuldades acrescidas nos restantes segmentos: a natação (1500mts) é em águas abertas muitas vezes sujeitas a corrente ou ondulação forte; o BTT (35kms) tem altimetrias respeitáveis e é tecnicamente bastante exigente; e a corrida (10kms) é em trail, com obstáculos dos mais diversos tipos.

Posto isto, é fácil de perceber que não se trata de um passeio na avenida, mesmo para quem seja bom triatleta ou bom betetista. Os dias que antecederam a prova foram de calor e humidade intensos, ou não estivéssemos no Havai, mas com chuvas que tornaram o percurso de BTT e corrida num autêntico lamaçal. Os ventos constantes que se fazem sentir naquele arquipélago também tornam o mar bastante batido, pelo que adivinhava-se uma natação agitada e um BTT desafiante pelas condições do piso.

Welcome to Xterra!

São cerca das 7h da manhã no event center, localizado no Ritz-Carlton de Kapalua. O Parque de Transição (PT) já está aberto para os atletas colocarem as suas bicicletas e material de prova, e uma rápida olhada sobre a baía deixa ver o que todos adivinhávamos: estão ondas muito fortes e é provável que haja corrente.

Foto: João Boim

Os nervos já estão em franja, mas ao mesmo tempo o ambiente informal que caracteriza o XTerra ajuda a descontrair: há Pros e atletas de todas as idades, condições e origens misturados e a circular sem qualquer problema ou restrição, todos conversam com todos, todos estão no mesmo pé de igualdade, mas cada um fez o seu treino e cada um sabe o que vale!

Foto: João Boim

Minutos antes da hora de partida, estamos todos já no areal, milhares de toucas coloridas enchem a Fleming Beach e todos nos assustamos com as vagas sucessivas de ondas de mais de 1.5mts que rebentam na praia… olho e à minha frente está uma atleta sem uma perna do joelho para baixo… De que me queixo eu??

Foto: João Boim

Soa o canhão (sim, um mini-canhão a pólvora!!) para as atletas femininas amadoras, e lá vou eu para debaixo das ondas e da espuma! São precisos muitos “golfinhos” para passar a rebentação inicial, após o que tento nadar o melhor que a ondulação permite, sem conseguir sequer avistar qualquer bóia devido à altura das ondas. Sigo nos pés da “multidão” quando sinto uma espécie de choques eléctricos na perna direita… Percebo logo do que se trata: uma medusa, vulgarmente designada de “alforreca”. Nadamos sem fato, pois o fato só é permitido em águas menos quentes, o que é mais um factor que dificulta e propicia contactos como este.

Não fico a pensar no assunto, sigo para onde toda a gente vai, que é lá que deve estar a bóia. Na primeira bóia já há gente agarrada às pranchas que fazem segurança… Olho para baixo e o azul profundo é lindo, como só quem conhece a beleza do mergulho sabe apreciar. Há um cameraman debaixo de água, e o cenário não podia ser mais sui generis…

Aproxima-se a 1ª saída da água, temos de sair com as ondas nas nossas costas, correr umas dezenas de metros na areia e voltar a enfrentar a rebentação para entrar na 2ª volta. Na 2ª volta as ondas ainda crescem mais, e no regresso a corrente é brutal. O meu GPS marcou 2000mts em vez de 1500… Mas saio da água contentíssima comigo própria. O 1º desafio já está e agora vou para onde me sinto melhor, no BTT!


Subo o relvado que dá acesso ao PT e monto-me na Epic mal passo a zona permitida. Extraordinário: o vento constante secou quase por completo o piso, apesar de ter chovido imenso a noite toda! Entramos nos primeiros single tracks que eu já conhecia do reconhecimento: desafiantes, curvas e contracurvas, raízes, subidas, sempre no meio de floresta fechada. Saindo dos singles, passo a dada altura numa poça e lamaçal enorme, sempre a andar, local que eu apelidei de “Vietname”! Estamos agora na parte mais alta do percurso, e o cenário é brutal! Há montanhas verdes em todo o campo de visão, ou não fosse a ilha de origem vulcânica. A parte mais alta é também aquela em que posso dar corda às rodas “top” que levo, a Epic voa como nunca e é só ultrapassar atletas, homens e mulheres. Não só o percurso nesta fase é plano, como começa a ter umas belas descidas. Novo “Vietname” à minha frente, já na 2ª metade do percurso, antes de uma bela parede que existe à frente, e prestes a entrarmos de novo nos single tracks. Quando dou por isso, já estou a chegar ao PT, com mais de 1000mts de desnível em cerca de 32kms.


De ténis calçados sigo para a corrida trail, que tem subidas que nunca mais acabam nos primeiros 3 ou 4 kms, pois é comum com o percurso da bicicleta. Mas espantosamente as pernas estão a funcionar bem. Há árvores atravessadas, troncos e raízes e é necessária muita concentração, mas ainda dei um tropeção sem consequências, para além do facto de ter sido ultrapassada!


Chego ao fim sem quase me aperceber, porque o percurso tem marcações em milhas e não em quilómetros! Entro no funil de meta, passo pela bandeira portuguesa a esvoaçar junto das outras, e quando corto a meta só o speaker estraga um pouco a minha alegria, quando anuncia o meu nome e diz que sou da Quinta do Conde, em… Porto Rico! Não faz mal penso, enquanto alguém me coloca uma medalha de “SURVIVOR” e um colar de flores havaianas ao pescoço.

Foto: João Boim

Atiro-me para o chão e descubro depois que sou a 7ª classificada do meu escalão! Top 10 no Campeonato do Mundo de XTerra… estou no paraíso e é como um sonho do qual não quero acordar!
Na verdade, quando acordei… estava na Costa Rica! A 2ª parte do sonho estava para vir…



Sem comentários:

Enviar um comentário