sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ETAPA DA VOLTA 2015 - Oliveira de Azeméis

Esta 4ª feira dia 05 de Agosto, enquanto os profissionais da Volta a Portugal em Bicicleta gozavam o seu dia de descanso, realizou-se a denominada "Etapa da Volta", que teve o seu início e meta em Oliveira de Azeméis.


"Dia de descanso" para os profissionais não quer dizer que estejam, de facto, a descansar ou a relaxar no hotel... Por dia de descanso entende-se dia de recuperação activa, massagens e mais tempo livre.

Isso mesmo pudemos constatar quando na estrada entre S. Jacinto e Torreira o pelotão da Etapa da Volta se cruzou com imensas equipas a rolar a ritmo moderado. Entre elas a Efapel, Caja Rural, a ucraniana ISD e a holandesa Parkhotel Valkenburg.

A Equipa Feminina 5Quinas/Município de Albufeira fez-se representar por algumas ciclistas na distância de 100kms, a distância "Rainha". Este era o percurso a realizar:


E foi uma bela jornada de ciclismo! Antes da Etapa, ficámos excelentemente alojadas no Centro de Estágio de Anadia:


E acordámos com esta bela vista da janela:


E palavras inspiradoras no Centro de Estágio não faltam:



Devidamente inspiradas, deslocámo-nos então para Oliveira de Azeméis e ainda houve tempo para umas fotos antes da partida:
Com os nossos novos capacetes, gentilmente oferecidos pelo nosso patrocinador 5Quinas!

O quadro estava muitíssimo bem composto, com cerca de 700 participantes e muito colorido, incluindo uma classe "Vintage" de bicicletas antigas, que tinham de obedecer a determinadas características para serem admitidas na classe.


O andamento seria sempre controlado até ao km70, pelo que fomos pedalando livremente, apreciando as vistas, mas sem nos podermos descuidar muito porque as quedas eram frequentes na retaguarda do pelotão!


Eis-nos chegados a Nogueira de Cravo, onde estava instalado o abastecimento, muitíssimo completo como se pode observar...
Os gémeos Rui e Ivo Oliveira, também eles participantes na Etapa, a fazerem um treino "soft!

A partir daqui, após o reagrupamento dos participantes, a partida seria de novo conjunta, atrás da viatura da organização, até ser dada ordem para andamento livre ao km70, justamente no início de uma subida.

Já após a separação 73kms/ 100kms
Agora sim, era a sério! Vejo logo as minhas colegas de equipa mais bem cotadas a posicionarem-se, e eu cuido de manter o meu ritmo, até porque já tinha tido um "probleminha" mecânico e as mudanças já não estavam a 100%... Obrigada pela ajuda Sérginho! :-)

A subida era daquelas que eu até gosto, mas simplesmente as mudanças não se entendiam com as pernas, e não me quis meter no meio da discussão entre elas, e deixei-as a falar sózinhas!

Fui tentando acompanhar quem passava, umas vezes passava para a frente, outras para trás, e houve bastante colaboração da parte dos "meninos" que eu ia seguindo.


E depois da subida, vem uma descida brutal, a fazer voar quem não tem medo. Quem tem medo fica em casa! Eu bati os 75km/h! Para mim é muito, mas que é isso para os "Pros"?? ;-)

A recta da meta não era recta nenhuma... era uma avenida a subir que conduzia ao pórtico de meta, o mesmo que os profissionais haviam cruzado na véspera, num sprint em subida! Eu não fiz sprint nenhum, mas cheguei contente na mesma, tendo as nossas queridas Celina Carpinteiro e Liliana de Jesus arrecadado o 1º e 3º lugares do pódio, respectivamente.

Mas todas fizemos questão de fazer a foto de equipa no pódio, e este sim, é o melhor pódio! E nenhum fotógrafo ficou indiferente, mesmo não havendo classificação por equipas! Porque será??


Um dia em cheio, a meio da semana, que para mim soube (e foi) a férias!

Obrigada 5Quinas/ Município de Albufeira e aos nossos patrocinadores!



Sem comentários:

Enviar um comentário