segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Duatlo PORTerra Festibike 2015

Mais um ano, mais um Festibike... mais um Duatlo BTT que já faz parte da "tradição"!


Todos os anos se repete este ritual, e todos os anos tememos pelas condições do piso devido à incerteza desta altura do ano. Este ano passou de incerteza a certeza: iria certamente haver lama às toneladas no percurso de BTT!

Bom, mas vamos por partes: 15 dias depois de um Ironman, eu estava mais do que ciente de que não me encontrava em condições de disputar uma prova rápida e dura como esta. No entanto, fiz a seguinte pergunta aos meus "botões": o que importa mais? O estado em que me encontro, ou a ajuda (mesmo que fraca) que posso prestar à minha equipa feminina do Garmin Olímpico de Oeiras?

A resposta era fácil: a Equipa estava em 1º lugar! :-)


Por isso fiz o esforço, pensando que para pontuarmos tínhamos de acabar 3, e eu era o backup!

Claro que os 2 segmentos de corrida foram os que mais me custaram. Tenho as pernas vazias de energia, e a falta de treino destes 15 dias junto com a fadiga de 1 Ironman fizeram com que as pernas não se quisessem mexer. Mas eu obriguei-as, e "piano piano" elas lá foram andando!

Eu e a Maria João do CT Fundão, uma lutadora!
Queria era que passasse rápido (para isso teria de ter corrido mais rápido lol) para poder montar na minha querida Epic e seguir viagem sobre duas rodas em vez de 2 pernas!

Chega a hora de pegar na bicicleta e "ala" que já se faz tarde! Quando chegou a 1ª subida, ainda não tinha chegado a 1ª lama... E eis que um pouco antes da 2ª subida, vejo um lote de uns 15 atletas masculinos todos a voltarem para trás com as bicicletas à mão ou às costas...

Mas que se passa, pergunto?? "Ah isto não é admissível, está impraticável, é só lama, etc etc.", e eu: "Então e a prova, vão-se embora e não fazem a prova??", ao que responderam "Se eles querem assim, é assim que vai ser"...

Mas eu não me conformei e quis ver com os meus próprios olhos... Já ia à mão, mas ainda não tinha chegado à parte crítica, mas vejo um atleta que seguia um pouco mais à frente, pela erva circundante ao caminho, e vou indo atrás dele.... Pensei, deixa lá ver até onde é que dá para ir...

Não se via mais ninguém até onde a vista alcançava, todos os que vi tinham voltado para trás, por isso fui atrás do único que vi... O que é certo é que isso nos permitiu progredir, lento, com a bike sempre à mão, mas sem ela ficar imobilizada com toneladas de lama.

À 2ª e 3ª voltas já foi diferente, pois muitos atletas tendo optado por seguir pela erva junto ao caminho, abriu-se assim um trilho perfeitamente visível e ciclável, e assim se fez todo o segmento, mas muito, muito severo (para ser branda!!) para o material, uma dor de alma com tanta água e lama que existiam pelo percurso.


Segue-se a última corrida, e lá obriguei de novo as pernas a lembrarem-se do modo "correr"... Devagar... mas devagar se vai longe...


E assim cheguei ao fim, e contribuí da forma que pude para a minha fantástica equipa que bem merece todos os esforços que eu possa fazer!


E após cruzar a meta, receber um abraço destes, de uma atleta como a Ilda, de uma equipa supostamente (só na teoria!!) adversária... Palavras para quê??

Ilda Pereira (MTB Mozinho) e eu
No fim, tenho este belo serviço na minha linda bike:


A Ciclomarca vai tratar-lhe bem da saúde, como sempre!

O Olímpico de Oeiras trouxe o 2º lugar por equipas femininas, um troféu bem merecido perante tamanho massacre!

1º lugar: MTB Mozinho; 2º lugar: Garmin Olímpico de Oeiras; 3º lugar: Triatlo Abrantes
E para o ano há mais!

SEGUNDA PARTE DO DIA - Stand rodas SPEEDSIX no Festibike 2015:

Sou uma afortunada em poder competir com as rodas de carbono de melhor relação preço/qualidade do mercado ibérico, tanto em BTT como em estrada e em Triatlo. Assim, tive o maior gosto e foi para mim uma honra poder ser útil no atendimento e informação que pude dar a todos aqueles que nos visitaram durante o fim-de-semana no stand SPEEDSIX.

Eu e a Ana Rechena (aka Turtle)
Tanto eu como a Ana Rechena e a Fátima Melo, demos o nosso melhor para ajudar a equipa SPEEDSIX nas inúmeras solicitações durante esta feira. Até o vencedor da Volta a Portugal pelo 2º ano consecutivo, Gustavo Veloso (atleta patrocinada com Speedsix), não deixou de estar presente todo o fim-de-semana para, também ele, dar o seu  contributo e ajudar a esclarecer os menos informados quanto à qualidade indiscutível destas rodas.

Eu e Gustavo Veloso
Quem melhor do que o vencedor de uma grande Volta para atestar da qualidade destas rodas? Os resultados deles falam por si!

No final da feira, fomos e somos uma alegre "família" SPEEDSIX, unidos por uma mesma paixão: as bicicletas e a vontade de bem servir! :-)

Carlos Goméz, Nuno Silvestre, Fernando Santiago, Fátima Melo, Gustavo Veloso, Basili Franch, eu e Ana Rechena.

Até para o ano, e não deixem de visitar o site da marca Speedsix aqui e contactar o representante português Nuno Silvestre, com os cartões de visita que levaram do stand. Estejam à vontade!

Hasta!


1 comentário: