terça-feira, 6 de outubro de 2015

IRONMAN BARCELONA 2015: It's the Climb...


Pela 5ª vez, escalei mais uma "montanha" 8.000...

Pela 5ª vez, submeti-me a uma das maiores provações físicas e psicológicas a que um ser humano pode ser submetido numa competição desportiva...

Pela 5ª vez passei grande parte do ano, grande parte dos 365 dias que o compõem, a pensar neste dia...

Pela 5ª vez, pensei durante a prova "porque me sujeito a este sofrimento todo?" e "que estou eu aqui a fazer?"...

Pela 5ª vez, ambicionei ser Finisher, mas mais do que isso ambicionei cumprir a distância em menos de 12h...

Para quem não sabe, a distância é, nada mais nada menos do que: 3,800mts de NATAÇÃO + 180kms de CICLISMO + 42,200mts de CORRIDA (Maratona) = 226kms NON-STOP.

E pela 5ª vez fui FINISHER com exactamente 12h00... e 14 segundos! :-P

Mas estou há demasiadas linhas a falar de números... e quem me conhece sabe que não gosto de números...

Quem me conhece sabe que gosto das emoções...

Quem me conhece sabe que é o desafio que me move...

"Mas qual desafio, se já sabes que és capaz, porque continuas a lá ir?" - interrogar-se-ão alguns...

Porque quem me conhece também sabe que o estilo de vida não só meu, mas de quem se dedica a um ou vários desportos e gosta de se colocar à prova, não é condizente com ficar quieto muito tempo ou com dúvidas que nos impeçam de nos lançarmos em mais e mais desafios...

Quem me conhece sabe que mais importante que a chegada, o mais importante é o caminho...

E no fim, apesar do sofrimento, apesar das interrogações, apesar da incerteza quanto a repetir, apesar de tudo... "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi"!

E que emoções! Foram muitas, porque a prova contava com muitos portugueses, e porque tinha o meu amigo Javier que me recebeu e orientou e acompanhou os dias em que estive na zona de Barcelona.

Houve tempo para tudo: estar com amigos que passei a conhecer pessoalmente - Diana Vasquez (Colombia), Ciclistas Comunes Retos Extraordinarios, um "Clube", um ideal, um grupo de amigos ciclistas aventureiros que eu tenho a honra de "representar" na Europa;

Diana Vasquez e eu



Passeei de scooter na cidade de Barcelona com o meu amigo Javier;

Catedral da Sagrada Família, obra inacabada de Gaudí

Preparei a prova como tinha de ser preparada, tudo a postos. Tudo o que podia fazer, foi feito.

Parque de Transição
Bikes à prova de chuva!


Na véspera da prova a ansiedade era muita devido ao mau tempo e ao estado do mar. As previsões para o dia 04 de Outubro, o dia D, eram de melhorias significativas, e tal veio a confirmar-se. Só o estado do mar, embora melhor, ainda era algo preocupante para mim.


Mas na manhã da prova, enquanto aguardava na "box" que elegi para a minha partida (organizadas por tempos previsíveis de realização da natação, eu escolhi "01h20-01h24"), o encontro inesperado com os meus amigos Sérgio e Ana Guimarães, e o Aníbal, foi tranquilizador e teve um efeito calmante para todos nós. Pessoas comuns, em igualdade de circunstâncias e receios parecidos, prestes a enfrentar um desafio de enorme envergadura, partilharam o bálsamo mútuo que é a amizade e o conforto de um abraço apertado e desejos de boa sorte.

Eu, Sérgio Oliveira e Ana Guimarães na véspera da prova.
Partimos, braços e pernas que se pontapeiam, corpos que se atropelam, golfadas de ar que trazem goles de água salgada em vez de oxigénio, impulsos que queremos dar para seguir em frente. Passa o aperto inicial, e siga que tenho de despachar isto o mais depressa que puder (o "depressa" foi em 1h21), para poder montar na minha bike e voar com as Speedsix pela marginal que liga Calella a Montgat.

À saída do Parque de Transição, após a natação.
A bike voou e o tempo também. E agora vamos lá correr... Corri não com as pernas mas com o meu querer; corri não com os músculos, mas sim com a minha determinação; corri não com energia, mas com a alegria de ter um amigo por perto que não me deixou quase nunca só, que puxou por mim e me deu aquele reconforto de saber que não estava sozinha, mesmo quando o sol se foi, quando as luzes diminuíram, e quando o meu alento cada vez era menor... Mas não se apagou!


Cruzei a meta e cruzei os limites da minha resiliência... pela 5ª vez. E pela 5ª vez ouvi a expressão: "Filomena, YOU-ARE-AN-IRONMAN!"

Afinal sobrou energia para um grande "Xmile", afinal restaram forças para um salto, afinal reencontrei mais adrenalina para levantar os braços em triunfo e retribuir um "high 5" ao speaker!

And you know what??

"There's always gonna be another mountain
I'm always gonna want to make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm going to have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting on the other side

It's the climb."


Um agradecimento gigante ao Javier Carreiras, um TITAN com letras maiúsculas, e um AMIGO enorme.


Bem hajam a todos quantos me incentivaram e apoiaram das mais diversas formas, entre eles o apoio das rodas SPEEDSIX, Ciclomarca Bicicletas, Espigão Suplementos. MUCHAS GRACIAS! 

2 comentários:

  1. TOP Filomena. Sinto muito orgulho :-) Keep on going IronMena ;-) Beijinhossssss

    ResponderEliminar
  2. Só o primeiro paragrafo me assusta. Aqueles números dão conta da cabeça a qualquer comum mortal.
    Pelo que tínhamos falado durante a semana anterior acredita que estava apreensivo, tive receios por ti. Ainda bem que os meus receios eram infundados e tudo correu de forma fantástica.
    És mesmo IRON !!!!!!!!! Parabéns

    ResponderEliminar