terça-feira, 27 de outubro de 2015

IX Clássica Coimbra - Lousã (via Talasnal)

Esta Clássica já é um "clássico"....

Ligar Coimbra ao Trevim, no topo da serra da Lousã, e regressar a Coimbra de bicicleta.


Só que este ano o tempo trocou-nos as voltas... Estava de chuva...


E os colegas de Coimbra também nos trocaram as voltas!

Fizeram-no subir pela vertente do Talasnal, uma das Aldeias do Xisto da Lousã... Percurso lindíssimo, muito pouco frequentado, piso muito bom (apesar de a chuva ter trazido imensos detritos das árvores e terra para a estrada) e com vistas muito bonitas.

Mas tinha umas "paredes" que era de quase cair para trás! Isso aumentou o desafio, claro, e havia que subir de forma controlada, mas que permitisse ultrapassar as rampas de calibre respeitável.

E ainda pensar no desafio que se coloca todos os anos a quem participa nesta actividade que promove o convívio, o lazer e a camaradagem entre colegas que apenas se vêem uma vez por ano, neste evento. E neste evento somos todos iguais, e chega lá acima quem tiver mais pernas! Ora o desafio é fazer a melhor classificação possível por equipas, contando os 3 primeiros de cada "equipa", tudo oficioso, porque não há aqui nada de oficial! A ideia é apenas aumentar o interesse.

E não é que Lisboa foi, mais uma vez, ganhar em território dos organizadores??


Pena que a subida ao Trevim teve de ser abortada devido ao mau tempo e condições perigosas não só meteorológicas, como também do piso escorregadio e esburacado lá para cima.


Assim, fechou-se a classificação na bifurcação que conduzia ao Trevim, e regressámos todos em viaturas, porque nunca mais parou de chover o resto do dia em Coimbra!

Mas também já não fazia mal.... o resto do dia seria passado debaixo de tecto, em almoço-convívio e a respectiva "cerimónia protocolar"! ;-)

1º Lugar por Equipas
E ainda um prémio sorteado que me calhou a mim!!! Que sorte!


Os colegas de Coimbra esmeraram-se, e a fasquia está cada vez mais alta!

Agora tenho de ir gastar o "voucher", que "dor de cabeça"! ;-)

Para o ano há mais, e será a 10ª edição... palpita-me que mais surpresas nos irão reservar!

2 comentários:

  1. Foi no Sábado passado? Era o grupo aí de uns 20 que estava a entrar na Lousã por volta das 10:00? Se sim, fui eu que passei na rotunda à entrada da Lousã em sentido contrário (em bike de estrada e blusão preto) e vos cumprimentei. Ainda pensei fazer a rotunda para vos apanhar e sugerir que, caso fossem para a serra, teriam que ter cuidado redobrado devido aos ramos que o temporal trouxe para a estrada, ao frio e à chuva. Além disso, a estrada a partir do cruzamento para o Trevim está má para bike de estrada. Mas, iam tão animados que provavelmente não me dariam ouvidos :).
    Provavelmente, subiram por Cacilhas, Terreiro das Bruxas, Casal Novo e Talasnal para apanhar a N236 Lousã-Castanheira. Bela subida !
    Já agora, se gostam de uma boa subida tentem sair da Lousã em direcção a Góis (N232) e, poucos Km depois, antes de passar pela povoação Ponte de Sotão, cortam á direita para cima, passando por Aigra Nova até Aigra Velha. O piso não é muito bom, a subida é duríssima, mas a paisagem é de arrepiar.

    É curioso que 90% das minhas voltas de bike são na serra mas nesse dia resolvi ir pedalar para o vale do rio Ceira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi no Sábado passado! E sim lembro-me de termos passado por 1 ciclista que acenou sim! :-)
      Não fomos ao Trevim porque sabíamos que estava má a estrada e o tempo também.
      Um abraço, pode ser que nos voltemos a cruzar para o ano! :-)

      Eliminar