terça-feira, 10 de maio de 2011

Lisboa Long Distance International Triathlon - Race Report

Parque das Nações, 06h da manhã de dia 30 de Abril. Noite escura ainda, marcada por uma chuva torrencial fora de época durante toda a noite, mas havia uma inusitada azáfama em toda a zona e áreas adjacentes... só se viam seres extra-terrestres, em bicicletas esquisitas, de capacetes aeroespaciais e de mochila às costas... e eu era uma delas! Dirigi-me ao Parque de Transição, para o "body marking" da praxe e para o check ao material obrigatório. Depois procurei o meu lugar no PT onde colocar a "Evil Machine", marcado com o nº de dorsal nas baias que serviam de suporte às bicicletas. Lá estava ele - 506, lucky number! Arrumei da forma mais eficaz possível o material de prova no cesto que me cabia junto da bicicleta, e é então que vejo o Espanhol e a Nanda, os responsáveis por este photo report! Passagem à fase seguinte: o sempre stressante vestir do fato de neoprene, que nos faz sentir quase imediatas vontades fisiológicas mais do que satisfeitas, mas que os nervos teimam em fazer sentir o contrário! É tempo de experimentar a água, que de límpida não tinha nada, mas que ainda assim estava a uma temperatura agradável.
O tiro de partida soou com quase 10min de atraso, e começam os primeiros metros de "violência aquática". Sobram braços e pernas por todo o lado! À aproximação da 3ª bóia, junto da parte traseira do Oceanário, o habitual abrandamento e... toma lá um pontapé no estômago! Ughh! Ainda mal recomposta de tal brutalidade e.. toma lá um soco na boca! Arghh! Este fez mais estragos, e deixou marcas visíveis durante alguns dias... Fiz o resto do segmento de natação da melhor forma que consegui, apesar de que sempre que alcançava o ritmo que eu desejava manter, lá se atravessava sempre alguém para estragar o élan... Enfim, saí da água com os 1.9km nadados em 40min, e dirigi-me ao PT enquanto tentava retirar uma manga que teimava em não sair...
Ansiava por passar ao meu grande trunfo, que é o segmento de ciclismo, montar na Scott Plasma, estreia absoluta em competição, e "plasmar" os adversários!
É aqui que me sinto melhor, a pedalar, e a Scott Plasma 20 voou à média de 33.7km/h nos 90kms do segmento, em 2h41, permitindo-me obter o 4º melhor tempo em mais de 50 participantes femininas.
Agora é que vão ser elas! Quando saí do PT para passar ao derradeiro segmento da prova, a meia-maratona, as pernas pareciam troncos. Era necessário gerir o resto da corrida, e foi isso que fiz. Completei os muito sofridos 21kms em 1h56, eventualmente com falhas de nutrição tendo em conta os quilómetros a fazer, mas o mal-estar provocado pelo esforço não me permitiu alimentar melhor.
Cruzei a meta com um tempo total de 5h24. Senti-me satisfeita e muito revigorada por ver tantas caras tão amigas a saudar-me à medida que me aproximava do fim. OBRIGADA!
Na última volta começara a chover, e felizmente foi após ter cruzado a meta que começou mesmo a chover bem! E não mais parou a chuva torrencial durante todo o tempo em que estive na tenda de recuperação, para me alimentar e esperar a bendita massagem! Que bem que soube!
Mais tarde, tomei conhecimento de que fora a 5ª melhor portuguesa, 3ª no meu age-group 40-44, e 20ª da geral feminina! Sabê-lo foi uma sensação muito boa, de recompensa, pois confirmou-me que o caminho é feito de sacrifícios, e que com muita força de vontade consegue-se sempre melhorar, mesmo que pareça pouco. Globalmente, retirei 17 minutos ao meu tempo do ano passado, o que considero bastante... E devo-o à Scott Plasma! Que facilidade (relativa) que é pedalar naquele "monstro"! Obrigada SCOTT e OUTSIDE BIKE STORE por estes momentos que para mim são de glória! Agora é tempo de recuperar, e almejar outras metas... Faltam cerca de 60 dias para o Ironman! See you soon....

3 comentários:

  1. Quase 34 kms/h de média? Upa! Upa!

    Vasquinho se cuida vai!

    A classificação fala por si, 4º melhor tempo na bike!? Muitos parabéns.

    E olha que a bicicleta não anda sozinha, não fossem as tuas pernas e a bicicleta não te valeria de nada.

    O triatlo é uma modalidade de progresso lento mas acho que tens contrariado um pouco essa ideia. O progresso tem sido substancial.

    Obrigado pelo relato, fotos e parabéns pelo resultado e determinação.

    Força para o IM.

    Beijos

    Chuva Vasco

    ResponderEliminar
  2. Olá Mena!

    É bom saber que ficaste satisfeita com o teu desempenho e evolução.

    Parabéns pelo resultado!

    Bon treinos!

    ResponderEliminar
  3. O melhor de tudo é fazer esta dura prova com o espírito que esta era a coisa que mais gostávamos de estar a fazer naquele momento. Ajuda a esquecer as dores.
    Parabéns pela prova e pela boa disposição. Não há murros nem pontapés que te desmoralizem.

    Pedro Vieira
    Aqui fica o meu relato para a troca: http://teamcortesia.blogspot.com/

    ResponderEliminar