segunda-feira, 2 de junho de 2014

XTerra Portugal - Golegã: Road to Hawaii!

"I don’t like excuses and have never had much time for people or bike riders who make them." (Mark Cavendish)

Etapa portuguesa do circuito mundial de Triatlo off-road XTerra, a realizar na Golegã... Eu lá ia perder um evento destes quase à porta de casa??

Prova organizada pela Secção de Triatlo do Núcleo Sportinguista da Golegã, em estreita colaboração com o responsável internacional do XTerra, em presença há várias semanas na Golegã para o efeito...

Só podia sair daqui um valente empeno! E está (quase) tudo dito!

Briefing
O ambiente estava do melhor: a Golegã estava há vários dias cheia de triatletas internacionais, da Europa e até do continente americano, que se deslocaram para participar na etapa portuguesa deste circuito mundial, campeão do mundo (Espanha) incluído.

Uma variante do Triatlo que combina BTT e Trail Run... É a minha praia!

Parque de Transição
Mas foi tudo menos praia!

Natação normal para mim, circuito de 2 voltas, a perfazer 1500mts, sendo que tínhamos de sair da água e voltar a entrar, em mergulho. Ups, que os óculos saltam! :-P

Partida da Natação (Foto: XTerra)
"Ala" para o BTT que é disso que eu gosto!

Muita coisa ouvi (já tinha o "brainwash" feito) quanto à dureza do percurso. No início estava a achar espectacular, e continuei a achar espectacular, mas era exigentíssimo e quem tivesse menos técnica iria ter a vida muito complicada. Desengane-se quem pense que os Triatlos BTT são acessíveis e basicamente em estradões, com alguns pequenos obstáculos!

O XTERRA não é isso!

XTERRA = DUREZA!

Acho que não deve ter havido ninguém que não tivesse empurrado nalgum lado, ou que não tivesse "beijado" a terra e as pedras do solo pelo menos uma vez! Eu fiz a minha parte: comi terra 2 vezes! Uma por teimosia, pois meti na cabeça que havia de descer um troço que tinha vários avisos a setas bem vermelhas e com a palavra "DANGER". 'Bora, quando já não der, desmonto... mas não houve tempo para isso e fui ao chão. Toca a levantar e siga!

Da 2ª vez foi num single track a subir e com uns cotovelos bem apertadinhos... Com isto tudo, já podem imaginar como era o percurso: basicamente pedra, pedra e mais pedra solta, tipo seixos aos montes, e muitos single tracks a fazer o gosto ao dedo. Já para não falar de algumas subidas tipo corta-fogo por entre seixos, em que duvido que alguém as tenha feito montado! E ainda uma travessia de uma linha de água que passava dos joelhos, com corrente (a organização colocou uns sacos de areia cheios para podermos pisar, dentro de água), bike às costas e não é que soube bem??

Foto: José Morgado
Este era um percurso em que claramente beneficiava se tivesse feito um reconhecimento... Houve muitos locais em que podia ter preparado a mudança certa ou a viragem sabendo de antemão o que aí vinha... mas enfim, fica já feito o reconhecimento para o próximo ano!

E agora vamos à corrida... A frase que citei de Mark Cavendish é aqui que se aplica...

Não gosto de desculpas e a prova é igual para todos. Excepto quando as marcações do percurso são alteradas/reforçadas após a tua passagem... Ou seja, uma marcação deficiente em certo local fez-me (a mim e a mais alguns) enganar no percurso... Corri 2kms, até que constatei que algo estava mal... voltei para trás, mais 2kms, sob sol forte e directo, já completamente desidratada... Cerca de 25minutos perdidos, entre a ida e a volta e a troca de impressões sobre o que fazer com outro colega da equipa do AC São Mamede... Ao voltarmos para trás, demos de caras com pinos/cones que entretanto tinham sido colocados no chão para desviar os atletas para um barranco à esquerda, e que quando nós passámos NÃO ESTAVAM LÁ!!!

Senti-me desiludida porque a prova já é suficientemente difícil e o cansaço já é tanto, que o que menos precisamos é deste tipo de situações, que nos consomem a energia que ainda exista e nos desmotivam, completamente. Mas DESISTIR??? Jamais!!!!

A DOR É TEMPORÁRIA, DESISTIR FICA PARA SEMPRE...

Por isso Desistir não estava sequer nas minhas perspectivas, e atirar a toalha ao chão não é compatível com a minha postura neste desporto. Praguejei um bocado, protestei é certo (os voluntários dos abastecimentos que o digam!!), sempre com o devido respeito claro, mas segui para o percurso correcto a tentar compensar a desidratação e a cólica que me afectava desde o início do segmento. Era um percurso de puro Trail Run, com diversos obstáculos e muito bonito, em grande parte à beira do rio Tejo, regressando depois à Golegã. Fiz um tempo de corrida miserável claro, com estes enganos e kms a mais, e a desidratação...

Mesmo assim cheguei com 04h48, e em 2º lugar do meu escalão... Nem queria acreditar!

Ganhei estes 2 "cortiços":

Medalha de 2ª classificada no AG, e medalha de Finisher
E ao que parece, um slot para a final em Maui, no Hawaii...

É a 2ª vez que ganho um slot para esta mesma final... O pior é o resto... :-P

Um misto de satisfação e algum desapontamento inevitável invade-me, pois constato que teria facilmente ficado em 1º lugar no meu escalão, à frente da canadiana que ganhou... O engano no percurso e o custo que isso teve para mim (fadiga, desidratação, desmoralização) ditaram que ficasse em 2º... Mas para mim, sei que o tinha feito, e isso chega-me! Todo o empenho e esforço durante o resto da prova não foram para nada. Foram para mim! E fiz assim um óptimo treino de Triatlo "longo"!

Em 2015 vou lá "vingar" este pequeno desaire!

"I never said it would be easy, I only said it would be worth it.” (Mae West)

Aloha Hawaii! ;-)


AGRADECIMENTOS:

Pela iniciativa e trabalho árduo e meritório, um enorme Bem Haja à organização do NSG e voluntários. O que me sucedeu não vos retira mérito em nada!

Aos amigos e colegas de várias equipas que estiveram presentes, me deram água (obrigada Krepe e Carolina), me deram palavras de incentivo antes, durante e depois, e me tiraram fotografias (obrigada José Morgado), e todos com quem conversei e me dispensaram um bocadinho do seu tempo (obrigada ao casal Quintela, Joana, Soraia, Pedro Silva, Jorge Duarte e esposa, Inês e Simão)! :-)

6 comentários:

  1. É isso mesmo. Refilar , refilar ... mas em frente! De ti não esperaria outra atitude.
    Parabéns !

    ResponderEliminar
  2. O que é isso para ti? Mais 2km, menos 2km, só torna o desafio mais interessante. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai ai, foram 2+2 = 4! Naquelas alturas parecem 10kms!!! :-P

      Mas pronto, já está! Another one under my belt! ;-)

      Eliminar
  3. Continuas a ser uma força de inspiração!

    ResponderEliminar
  4. Mais kms... mais prazer. :)
    Parabéns e começa a planear esse Hawaii.... só se vive uma vez.
    Bjs
    Espanhol

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que faço o XTerra e com este report já estou a ver que vai doer, ainda por mais com este calor!
    Até amanhã e obrigado pelo texto!

    ResponderEliminar