sexta-feira, 25 de março de 2011

Some people say...

"Some people say it's too early, some people say it's too cold, some people say it's too far, some people say it takes too long, some people say i could get hurt, but they don't know I learned a few secrets that drive me to persue my goals. If it hurts it will only make you stronger. If it requires sacrifice, victory will be that much sweeter and finally nothing and i mean nothing compares to reaching goals that others said were finally out of your reach." - I hear that ten times each single day (...)"

quarta-feira, 23 de março de 2011

Triatlo de Alpiarça

Realizou-se no Domingo passado (20MAR) em Alpiarça o 1º Triatlo da época de 2011. Como seria de esperar serviu, um pouco para todos, de teste e aferição do treino realizado durante o Inverno. Daí que se tenha registado um número recorde de participantes, cerca de 400, distribuídos pela prova jovem/lazer e da Taça. A moldura humana estava realmente muito bem composta, entre atletas, familiares e público. Ajudava o facto de toda a prova se concentrar em Alpiarça, havendo um único parque de transição, ao contrário de anos anteriores em que a prova se deslocava para Santarém.

Pessoalmente senti-me bem, estava curiosa relativamente à natação. Correu como o esperado, dentro daquilo que normalmente faço, com o factor positivo de não me ter sentido minimamente cansada na natação, estando pronta para nadar o dobro da distância se fosse preciso! É isso que se pretende! (Nota curiosa: com o fato vestido senti-me uma "rolha" ao entrar na água! Depois de molhado essa sensação desvanece-se...) A rotina da transição natação-ciclismo precisa de ser reavivada e treinada: demorei uma eternidade, a água estava bastante fria, pelo que logo veio a falta de destreza nos pés e mãos para a manobra de despir fato e calçar sapatos. Demasiado tempo! O ciclismo correu bem, como sempre, fui buscar muitos atletas e alguns grupos. A corrida, sendo o meu segmento mais fraco, deixa-me sempre insatisfeita... Melhorar precisa-se!

Em conclusão: obtive o 2º lugar no escalão de Veteranas Femininas I. Muito bom, para 1º triatlo da época!

Até breve, talvez até Lisboa....

segunda-feira, 21 de março de 2011

BG FIT à nova SCOTT PLASMA 20

E eis que ela chegou! A novíssima, linda "evil machine" (como um amigo lhe chamou) chegou às minhas mãos (e pernas)!!! Chegada que estava, havia que ajustá-la, primeiro que tudo, à minha pessoa e morfologia, tendo em conta aquilo para que ela vai servir: o triatlo de longa distância. Não se coloca a situação de puro contra-relógio, o qual se desenrola em 30/40/ 50 kms, eventualmente. A postura nunca poderia ser tão agressiva, para ser confortável qb e sustentável durante 180kms! Disso mesmo estava ciente o meu amigo André Malha, que se disponibilizou a fazer-me um BG (Body Geometry) FIT a mim e à bicicleta: correcção nos sapatos e ajustamentos na bicicleta, com "N" variações possíveis para eliminar erros. Foram algumas horas de experimentação paciente (obrigada André e Ricardo!), que permitiram chegar à posição ideal. Esta implicou CORTAR 1cm no espigão de selim integrado: E implicou também descartar o selim de origem logo nos primeiros minutos. Este não oferecia o apoio de que necessitava, provocando grande desconforto. Foram assim experimentados vários até se chegar ao ideal, com o qual a minha postura a pedalar ficou perfeitamente estável e correcta. A sensação final foi de perfeito conforto e senti-me realmente "parte integrante" da bicicleta! Tudo o que aqui escrever não chega para agradecer ao André Malha pela paciência, profissionalismo e atenção que me deu ao longo deste processo. E ao Ricardo por ficar umas boas horas a assistir sem nada a ganhar. Muito obrigada, do fundo do coração! À loja Outside Bike Store, por me proporcionar a condições favoráveis, este "espécime" de qualidade e ergonomia superiores a todos os níveis, bem como os respectivos acessórios. E por fim, mas não menos importante, os responsáveis por tudo isto: 1º Fernando Feijão, actual presidente do Clube de Triatlo do Fundão, que me pegou na mão no Clube Olímpico de Oeiras, quando eu comecei a praticar Triatlo; 2º João Chambel, grande amigo e colega, que me apresentou a - 3º Francisco Carvalho, a pessoa que, mal me conhecendo, tudo fez para me pôr em contacto com as pessoas certas! Sem esquecer todos os amigos que diariamente sempre me incentivaram e apoiaram! A todos o meu sincero muito obrigada! Agora é ir para a estrada, testar a máquina...

terça-feira, 15 de março de 2011

XIV Duatlo do Cadaval

Foi no Domingo passado, dia 13 de Março, que teve lugar a 14ª edição do Duatlo do Cadaval, que este ano contou com novo figurino: deixou de ser disputado em estrada e passou a contar para a Taça de Portugal PORTerra, sendo o ciclismo feito em BTT. E que BTT! Além de o circuito (em duas voltas) acumular 480 metros de desnível em cerca de 15kms totais, o mesmo estava altamente dificultado pela imensa lama barrenta, tipo cimento cola, que dominava em vários troços do percurso. A solução (para mim), para garantir que as rodas ainda poderiam andar e a transmissão aguentaria, foi andar com a bicicleta às costas nos troços piores! Solução sensata mas que tem o seu custo em tempo... A organização também alertou para o perigo do percurso em certas partes, que devido à forte chuva que tinha caído na véspera, abrira sulcos perigosos no caminho. Poderia ter sido mais divertido... mas muitos atletas do meu clube (CT Fundão) não puderam comparecer, o que dá um ar "sem graça" à coisa... Porque o companheirismo, o bom humor e os gracejos são das melhores coisas que esta modalidade tem! Passa-se um tempo super agradável (empenos á parte!) e convive-se bastante.

No geral, posso dar-me por satisfeita: não estraguei nada (só as pernas!) e trouxe um 2º lugar no escalão de Vet Fem I, com 1h40 de prova.

Para a semana começam os Triatlos, com Alpiarça no horizonte. Veremos como está a temperatura da água na Barragem dos Patudos!