segunda-feira, 30 de abril de 2012

O meu outro Blog...

Para os meus seguidores, a quem agradeço enormemente a paciência de me lerem, gostava de informar de que disponho actualmente de outro Blog, relacionado com a minha participação no Ironman France - Nice, no próximo dia 24 de Junho.

Esta participação será muito mais do que uma "simples" (se é que se pode usar este termo quando se trata de participar num Ironman...) participação individual.


Na verdade, vou fazê-lo promovendo uma causa - a da Dádiva de Sangue, em colaboração com o Instituto Português do Sangue, e com o apoio da Movefree, Cofides - Competição, e da Revista Sport Life, Portal Aventuras e Revista Outdoor como Media Partners.

Convido-vos a visitarem o meu "outro blog" com regularidade e serem meus seguidores, pois julgo que a causa da Dádiva de Sangue é merecedora de tal atenção. No referido blog poderão ler as minhas motivações, e inclusive verem um video sobre as mesmas, para esta iniciativa, e também irem acompanhando a minha preparação para a prova. Eis o endereço do blog:

http://ironmenanice.blogspot.pt/

Além disso, convido-vos, se ainda não o são, a tornarem-se DADORES DE SANGUE! É simples, rápido, não custa nada, e podem salvar vidas.

O que pode haver de mais importante do que isso?? Salvemos alguém com uma pequena dádiva...

Espero ver-vos por lá, no blog IronMenaNice! Conto convosco!

II Duatlo de Torres Vedras - Campeonato Nacional de Duatlo

 No passado dia 22 de Abril decorreu o Duatlo de Torres Vedras, sendo Campeonato Nacional Individual e de Clubes. Por isso, disputava-se na distância standard, sendo assim 10 kms iniciais de corrida, seguidos de 40kms de ciclismo e 5kms de corrida finais.

É muito mais duro do que a habitual distância sprint, ainda para mais em Duatlo. É certo que gosto de distâncias longas, mas o facto de ser Duatlo castiga muito mais do que seria normal numa distância longa de Triatlo. Pelo menos para mim, que tenho na corrida o meu calcanhar de Aquiles.


Ainda assim, completei a prova em 2h24 com alguma (muito pequenina) réstia de energia, ou não tivesse comemorado desta forma!


Entre as duas Vet Fem I, alcancei o 1º lugar, tendo-se registado pouca adesão de participantes femininas nesta prova... Seria devido à distância standard??

O Clube Olímpico de Oeiras cimentou também o seu lugar de líder no campeonato, tanto em femininos como em masculinos.

É sempre muito bom poder contribuir para a equipa/Clube. Quem me dera poder fazê-lo mais...

terça-feira, 10 de abril de 2012

1º Triatlo Longo de Vila Real Sto. António

Foi no dia 25 de Março em Vila Real de Santo António que teve lugar o 1º Triatlo Longo da época, sendo esta também a 1ª edição da prova. Os Longos são a minha predilecção, em parte porque careço da velocidade e explosão necessárias para um Sprint, não fui feita para grandes velocidades. Sou um velho motor a Diesel! A equipa do Olímpico de Oeiras deslocou-se para VRSA na véspera, e instalou-se na messe de Tavira, a cerca de 15kms da partida. O briefing também foi na véspera. Nele tivemos a confirmação de que:

1º O mar estava bastante "bera", a lembrar Quarteira há 2 anos atrás... ai ai, eu e o mar com ondas...

2º O empedrado de que ouvíramos falar antes, confirmava-se... O segmento de ciclismo constava de 5 voltas, e iríamos passar 2 vezes em cada volta no referido empedrado. Bem, lá teria de ser...

Na manhã da prova (após uma alvorada às 05h da manhã, mas que equivaliam às 04h devido à mudança da hora naquela noite), felizmente o mar estava um pouco melhor.

Uma natação confusa, água fria (15º), com visibilidade quase nula (as ondas escondiam as bóias e muitas vezes até os braços dos outros atletas, que eu tentava seguir, a somar a óculos embaciados) e com metros desnecessários devido às falhas de direcção... Lá saí da máquina de lavar com 45min decorridos. Miserável... Depois, havia que percorrer todo o passadiço de madeira que liga a beira-mar à estrada, onde estava o PT. Bom, chega de lamúrias, eu queria era saltar para a bike! Havia que regularizar a respiração e entrar no ritmo, o que leva sempre algum tempo. 2 ou 3kms pedalados e lá entrei no bendito empedrado.. Ui, tudo tremia: bicicleta, bidons, nutrição, corpo, capacete, era um treme-treme geral! No regresso dessa volta perdi a rede amarela que tapa o bocal do bidon aero e fui a levar banho na cara até ao fim do empedrado, além de ter logo ficado sem aquela água. O bidon vazio fazia um barulho infernal naquele piso! O que valeu foi o Pedro Machado que me recolheu o dito cujo já mais para o fim, e também me forneceu um bidon cheio. Obrigada pelo apoio Pedro! Havia bidons e coisas perdidas por todo o lado naquele empedrado, e cada vez mais. Alguns furos, sendo que a "wheel station" estava perto (um luxo que eu não tinha pois não tenho mais rodas, mas correu tudo bem). Na bicicleta sinto-me sempre bem. Mas porque será que nunca consigo cumprir o plano de nutrição?? Acabo sempre por ingerir menos do que planeio ou deveria... Mas deu para o gasto. E fartei-me de ultrapassar gente, o que me permitiu fazer o 2º melhor tempo entre as raparigas neste segmento. Passo para a corrida e até não me sinto muito mal. O que está mal é a falta de 1 WC "portátil" nestas provas! Que coisa, ter de "estacionar" atrás da carrinha da FTP durante o percurso para suprir tal necessidade...

Mas à medida que ia avançando, ia-me sentindo cada vez mais cansada, naturalmente. O percurso também não me ajudava, embora fosse bastante bonito: 1º era na ciclovia, para após cerca de 2kms, entrar na mata adjacente, onde havia de tudo - subidas, descidas, terra batida e até areia.
Uffa, foi bastante dura a corrida, tendo tentado mesmo assim alimentar-me e hidratar-me. Os abastecimentos estavam bastante bem colocados e o gel fornecido foi precioso.
Não sei como, mas ainda fui buscar energia para acabar assim:
Lembrei-me do meu amigo Filipe Valente, a quem também já vi terminar provas assim! :-) O Filipe e família são sempre uma motivação extra e uma grande ajuda, tal como a autora desta foto, a Palmira Feijão! OBRIGADA!
Por falta de concorrentes femininas do meu escalão, fui a única a ir ao pódio, arrecadando o 1º lugar de Vet Fem I! Também o Olímpico de Oeiras logrou nesta prova, fruto da equipa feminina que conseguimos formar, ascender ao 1º lugar da classificação feminina por equipas, tanto na prova como na Taça!
O próximo será o Triatlo Longo de Aveiro, já muito próximo do Ironman que me proponho fazer, a 24 de Junho em Nice, França. Também lá vai estar o Lance Armstrong... :-)

Triatlo de Alpiarça

Há já algum tempo que aqui não escrevia... circunstâncias várias determinaram tal facto. Aqui ficam, no entanto, os photo-reports (atrasados) relativos ao Triatlo de Alpiarça e ao Triatlo Longo de Vila Real de Sto. António. Em relação a Alpiarça, foi um bom começo para os Triatlos, com água bem geladinha (14º) na barragem dos Patudos, além de um nível de água anormalmente baixo, mas dava para não bater com as mãos no fundo! ;-) Um ciclismo que deu gozo e uma corrida que até me correu razoavelmente... Um 3º lugar por equipas femininas para o Clube Olímpico de Oeiras, e um 1º lugar em Vet Fem I. CONCLUSÃO: os TRIATLOS são muito mais fáceis que os Duatlos! Correr duas vezes dá mesmo cabo das pernas! Não há como fazer 3 coisas diferentes!
Já a seguir, um pequeno resumo do 1º Triatlo Longo da época, em Vila Real de Sto. António...