quinta-feira, 28 de março de 2013

Ultramaratona SRP160

Pronto, meti-me numa "alhada"... ;-)

Há tantos anos que ando em negação relativamente a esta prova, mas este ano fui "convencida" por argumentos irrecusáveis:

1º Participar na prova pela equipa Xmile do meu grande amigo Sérgio Pinho;

2º Rever e pedalar com mais uma grande amiga e figura incontornável do BTT feminino nacional - Sónia Lopes;

3º Fazer da prova o meu regresso oficial aos Trilhos;

4º Fazer da prova um momento inesquecível!

Com tantos e bons argumentos, que mais podia eu inventar como desculpa???

Haja pernas, e haja vontade, que essa não me há-de faltar, nunca!


No dia em que vou receber "alta" dos tratamentos de fisioterapia à minha famigerada clavícula, eis que me meto logo numa aventura destas!

Não havia melhor forma de comemorar! :-)

terça-feira, 26 de março de 2013

Tímida Primavera...

Nunca se viu tal coisa, em fim de Março, mesmo mesmo às portas de Abril...

Tanta chuva subiu certamente os níveis das barragens para caudais nunca vistos... Só pode! Mas para nós ciclistas, embora saibamos que a água faz falta e a natureza é quem manda, a natureza digamos que está algo alterada...

Assim, a BTT continua com teias de aranha...

E a CUBE não sai do rolo...


Oh meu Deus, fazei a chuva cair mas deixai os ciclistas passarem entre os pingos de chuva! ;-)

Senão, estamos a adivinhar uma Primavera em que as subidas serão feitas assim...


... e assim:


:-(

sexta-feira, 15 de março de 2013

RUN! CORRE!

Não, não é para fugir da "troika", embora vontade não falte...

É o título do novo livro do ultra-marathon man DEAN KARNAZES!

O ultra-maratonista esteve em Portugal para promover o seu novo livro e emprestou a sua presença à prova nocturna "Run - Sintra Trail by Night", ele que também é um corredor nocturno!



A apresentação do livro, no dia 21/02, decorreu no Jamor, no auditório das piscinas, demasiado pequeno para tantos interessados.

Pena terem deixado pouco tempo à verdadeira ESTRELA para falar... No entanto, Dean Karnazes encanta e entusiasma no pouco que diz. É um homem que transpira paixão pela corrida, e de uma simplicidade fora de série.


Ouvi-lo, vê-lo, apertar-lhe a mão, trocar umas impressões com ele, é um verdadeiro privilégio!

Thanks Dean!

See you in Kona! I promise I won't pass you.... ;-)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Audace "Estrelas da Amadora"

Já me esquecia que participei num Audace, no dia 24 de Fevereiro, promovido pelo clube "Estrelas da Amadora", sob a égide da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB)...

Os Audaces são provas de ciclismo em estrada, numa vertente não competitiva, em que os atletas têm uma caderneta onde é suposto colocarem um carimbo em determinados pontos pré-definidos (normalmente cafés ou pastelarias) pela organização. Sem os respectivos carimbos, a passagem não é validada, sendo pois o percurso efectuado pelo ciclista não válido para o ranking final.

Como fui "clandestina", a caderneta e/ou carimbos para mim não são importantes!

Importantes são as paisagens e empenos! E neste houve ambas as coisas!


Partida com o Ricardo Miguel da zona da Amadora
 O percurso saía da Amadora em direcção ao Jamor, entrando aí na Marginal até ao Guincho. O vento era assinalável e na zona do Guincho era mesmo fortíssimo. Fiquei aí algo para trás relativamente ao grupo da frente, embora com o grupo sempre em linha de visão. Mas na subida para a zona adjacente ao Cabo da Roca saíu-me a corrente, e lá fiquei definitivamente para trás!



Uffa, finalmente havia uma enorme e longa descida até Colares, onde era o posto onde colocavam o 1º carimbo. Para mim foi o ponto de descanso, e bem precisava de comer algo porque o pequeno-almoço há muito que havia sido consumido e já vinha em fraqueza há muito tempo, mas as subidas contínuas não deixaram...

Pastelaria o Moinho, em Colares, com o José Jorge (aka "Noddy")
O percurso saía de Colares em direcção à Praia das Maçãs. E já as minhas pernas acusavam o empeno e a falta de glicose! Fiquei num grupo grande, vi GPS nos guiadores, e confiei que sabiam o caminho...


Mas eles devem ter pensado o mesmo uns dos outros... Mas eu não tinha GPS nenhum!

Conclusão, às tantas, na zona de Fontanelas, alguém se lembrou (EU!!!) de perguntar se era por ali e concluí que ninguém sabia qual o caminho correcto!

Estavam todos muito preocupados com o ponto de passagem obrigatório intermédio, o qual podiam falhar se não efectuassem o percurso certo, mas eu só queria mesmo era ir na direcção de Belas e Amadora, e não queria saber dos pontos de controlo para nada!

Andámos por ali e fizemos umas opções meio certas, meio erradas, quem tinha GPS não tinha carregado o track!!!! São uns ciclómetros muito bonitos estes GPS Garmin... mas sem tracks não servem para muito!

Lá encontrámos um entroncamento donde vinham uns participantes, da zona de S. João das Lampas, e os meus colegas de grupo para lá se dirigiram, 6kms para trás, para irem carimbar a famosa caderneta. Eu colei-me a quem já de lá vinha e que supostamente estaria de regresso, carimbos só os da credencial de peregrino no Caminho de Santiago! :-)

E ainda bem que eu estava com esse participante, pois ele só tinha um mísero mapa! Afinal eu conhecia a zona de Queluz/Belas melhor que ele! E se não fosse eu, provavelmente não acharia o caminho de volta à Amadora! Mais um com um bonito GPS mas sem track... :-(

Resumindo: foi um enorme empeno, apesar de ter feito "apenas" 96kms em vez dos 106kms que eram supostos! As pernas guincharam desde o Guincho (terá sido do nome???), e no dia seguinte se não fosse o jaccuzi...

Tenho de treinar muito! Mas só se for numa paisagem que me desperte sorrisos!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Notícias atrasadas

Passaram 136 dias desde a queda fatídica em que fracturei a clávícula, agravada de uma luxação acrómio-clavicular.

Tem sido um longo e difícil caminho para a recuperação total. O que é suficiente para as pessoas comuns fazerem a vida normal, não é suficiente para quem pratica desporto a um nível mais elevado, sobretudo no caso da natação, em que toda a amplitude e rotação do ombro/braço são absolutamente essenciais.

Assim, neste momento ainda me encontro a fazer fisioterapia, mais concretamente reforço muscular para ganho da força perdida no braço esquerdo.


Neste entretanto, e apesar dos tempos difíceis que tenho atravessado, em que não tenho podido usufruir da companhia e motivação extra que me dão as provas em que normalmente participo, bem como da companhia dos colegas da magnífica equipa a que pertenço (mas tendo tido os meus fiéis amigos sempre do meu lado), tenho feito aquilo que mais me dá prazer, e que é ANDAR DE BICICLETA.

Esta é a minha terapia, andar de bicicleta não é só treino.... é terapia; é passear, é apreciar as vistas, sentir o vento na cara ou o sol no rosto, é ter os amigos por companhia e disfrutar das paisagens ou de um café numa esplanada. Andar de bicicleta revigora-me e revitaliza-me, faz-me sentir o corpo e o espírito, e permite-me pensar em muita coisa... ou não pensar em nada!

Assim, tenho feito muita estrada porque o BTT ainda era desaconselhado, devido às trepidações, e também o mau tempo que se tem feito sentir em nada aconselha os trilhos neste momento, repletos de lama.

Aproveitei também para participar num "test ride" à marca BMC, promovido pela Movefree, e que teve lugar na zona de Sintra, num bonito e duro percurso de cerca de 50kms que passou pela Praia das Maçãs, em direcção a Colares, Sintra e depois regresso ao Fórum Sintra.


O Inverno anda teimoso, dando pouca margem para grandes treinos... Tem-me faltado muita motivação para correr, sob chuva ou frio intenso a horas tardias... Por isso tenho-me limitado ao que me dá prazer, e a nadar como terapia adicional para a recuperação.

Longe estou da forma relativa que costumava ter... Mas também já estive pior! Citando o (para sempre) grande Lance Armstrong: "I've been better, but I've also been worse..."

E assim vai passando o tempo, com outros objectivos no horizonte, sonhos por concretizar e pequenas metas diárias que me empenho em atingir. Sair da "comfort zone" tem sido duro, mas cada pequeno progresso é uma grande vitória, e cada pequeno nada é um grande SORRISO no meu rosto e no meu espírito.

Isto também me provocou um enorme sorriso no passado dia 08 de Março:


Revista OUTDOOR resolveu prestar uma pequena homenagem a algumas das Mulheres que com ela têm colaborado ao longo da sua existência, e criou este postal sob o tema "Top Mulheres Outdoor". Não pude deixar de sorrir! :-) Obrigada Revista Outdoor!

E como ultimamente só me apetece fazer aquilo que me dá prazer, fui com alguns amigos até Reguengos de Monsaraz para participar nisto:



Mas estava tão mau tempo - chovia e fazia frio - e como a organização não deu mostras de se estar a portar lá muito bem, que decidi nem tirar a bike do carro!


Foto de "Espanhol"

Os 170kms do "GranFondo" passaram a "café e queijadinha pela manhã, seguidos de almoço em Reguengos de Monsaraz, acompanhado por um bom vinho tinto Carmim Terras d'El Rei", a fazer jus à zona em que nos enquadrávamos!

E assim prometo ir actualizando, agora com mais frequência, este meu pequeno recanto onde vou guardando memórias daquilo que mais gosto de fazer. Estão todos convidados a continuar a aparecer de visita! :-)

Bem hajam!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Coming home...

O blog vai voltar dentro de muito pouco tempo...

Volto mais forte (espero!!!), mais decidida, mais determinada do que nunca, e com muito ainda para dar à(s) minha(s) paixão/ paixões, que desejo continuar a viver com a intensidade possível, a par de tantas coisas boas que se levam desta vida!


Há um lugar para tudo, e no meu blog vai voltar a haver lugar para vos continuar a contar histórias!

Voltem sempre!