terça-feira, 27 de outubro de 2015

La Titan Desert by Garmin 2015 - Reportagem RTVE

Sempre que revejo estas imagens, bate uma nostalgia...

O deserto fascina e encanta....

Excelente resumen de la Titan Desert que motiva a vivirla nuevamente!!! Por RTVE.
Posted by Titan Desert Colombia on Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015

IX Clássica Coimbra - Lousã (via Talasnal)

Esta Clássica já é um "clássico"....

Ligar Coimbra ao Trevim, no topo da serra da Lousã, e regressar a Coimbra de bicicleta.


Só que este ano o tempo trocou-nos as voltas... Estava de chuva...


E os colegas de Coimbra também nos trocaram as voltas!

Fizeram-no subir pela vertente do Talasnal, uma das Aldeias do Xisto da Lousã... Percurso lindíssimo, muito pouco frequentado, piso muito bom (apesar de a chuva ter trazido imensos detritos das árvores e terra para a estrada) e com vistas muito bonitas.

Mas tinha umas "paredes" que era de quase cair para trás! Isso aumentou o desafio, claro, e havia que subir de forma controlada, mas que permitisse ultrapassar as rampas de calibre respeitável.

E ainda pensar no desafio que se coloca todos os anos a quem participa nesta actividade que promove o convívio, o lazer e a camaradagem entre colegas que apenas se vêem uma vez por ano, neste evento. E neste evento somos todos iguais, e chega lá acima quem tiver mais pernas! Ora o desafio é fazer a melhor classificação possível por equipas, contando os 3 primeiros de cada "equipa", tudo oficioso, porque não há aqui nada de oficial! A ideia é apenas aumentar o interesse.

E não é que Lisboa foi, mais uma vez, ganhar em território dos organizadores??


Pena que a subida ao Trevim teve de ser abortada devido ao mau tempo e condições perigosas não só meteorológicas, como também do piso escorregadio e esburacado lá para cima.


Assim, fechou-se a classificação na bifurcação que conduzia ao Trevim, e regressámos todos em viaturas, porque nunca mais parou de chover o resto do dia em Coimbra!

Mas também já não fazia mal.... o resto do dia seria passado debaixo de tecto, em almoço-convívio e a respectiva "cerimónia protocolar"! ;-)

1º Lugar por Equipas
E ainda um prémio sorteado que me calhou a mim!!! Que sorte!


Os colegas de Coimbra esmeraram-se, e a fasquia está cada vez mais alta!

Agora tenho de ir gastar o "voucher", que "dor de cabeça"! ;-)

Para o ano há mais, e será a 10ª edição... palpita-me que mais surpresas nos irão reservar!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Duatlo PORTerra Festibike 2015

Mais um ano, mais um Festibike... mais um Duatlo BTT que já faz parte da "tradição"!


Todos os anos se repete este ritual, e todos os anos tememos pelas condições do piso devido à incerteza desta altura do ano. Este ano passou de incerteza a certeza: iria certamente haver lama às toneladas no percurso de BTT!

Bom, mas vamos por partes: 15 dias depois de um Ironman, eu estava mais do que ciente de que não me encontrava em condições de disputar uma prova rápida e dura como esta. No entanto, fiz a seguinte pergunta aos meus "botões": o que importa mais? O estado em que me encontro, ou a ajuda (mesmo que fraca) que posso prestar à minha equipa feminina do Garmin Olímpico de Oeiras?

A resposta era fácil: a Equipa estava em 1º lugar! :-)


Por isso fiz o esforço, pensando que para pontuarmos tínhamos de acabar 3, e eu era o backup!

Claro que os 2 segmentos de corrida foram os que mais me custaram. Tenho as pernas vazias de energia, e a falta de treino destes 15 dias junto com a fadiga de 1 Ironman fizeram com que as pernas não se quisessem mexer. Mas eu obriguei-as, e "piano piano" elas lá foram andando!

Eu e a Maria João do CT Fundão, uma lutadora!
Queria era que passasse rápido (para isso teria de ter corrido mais rápido lol) para poder montar na minha querida Epic e seguir viagem sobre duas rodas em vez de 2 pernas!

Chega a hora de pegar na bicicleta e "ala" que já se faz tarde! Quando chegou a 1ª subida, ainda não tinha chegado a 1ª lama... E eis que um pouco antes da 2ª subida, vejo um lote de uns 15 atletas masculinos todos a voltarem para trás com as bicicletas à mão ou às costas...

Mas que se passa, pergunto?? "Ah isto não é admissível, está impraticável, é só lama, etc etc.", e eu: "Então e a prova, vão-se embora e não fazem a prova??", ao que responderam "Se eles querem assim, é assim que vai ser"...

Mas eu não me conformei e quis ver com os meus próprios olhos... Já ia à mão, mas ainda não tinha chegado à parte crítica, mas vejo um atleta que seguia um pouco mais à frente, pela erva circundante ao caminho, e vou indo atrás dele.... Pensei, deixa lá ver até onde é que dá para ir...

Não se via mais ninguém até onde a vista alcançava, todos os que vi tinham voltado para trás, por isso fui atrás do único que vi... O que é certo é que isso nos permitiu progredir, lento, com a bike sempre à mão, mas sem ela ficar imobilizada com toneladas de lama.

À 2ª e 3ª voltas já foi diferente, pois muitos atletas tendo optado por seguir pela erva junto ao caminho, abriu-se assim um trilho perfeitamente visível e ciclável, e assim se fez todo o segmento, mas muito, muito severo (para ser branda!!) para o material, uma dor de alma com tanta água e lama que existiam pelo percurso.


Segue-se a última corrida, e lá obriguei de novo as pernas a lembrarem-se do modo "correr"... Devagar... mas devagar se vai longe...


E assim cheguei ao fim, e contribuí da forma que pude para a minha fantástica equipa que bem merece todos os esforços que eu possa fazer!


E após cruzar a meta, receber um abraço destes, de uma atleta como a Ilda, de uma equipa supostamente (só na teoria!!) adversária... Palavras para quê??

Ilda Pereira (MTB Mozinho) e eu
No fim, tenho este belo serviço na minha linda bike:


A Ciclomarca vai tratar-lhe bem da saúde, como sempre!

O Olímpico de Oeiras trouxe o 2º lugar por equipas femininas, um troféu bem merecido perante tamanho massacre!

1º lugar: MTB Mozinho; 2º lugar: Garmin Olímpico de Oeiras; 3º lugar: Triatlo Abrantes
E para o ano há mais!

SEGUNDA PARTE DO DIA - Stand rodas SPEEDSIX no Festibike 2015:

Sou uma afortunada em poder competir com as rodas de carbono de melhor relação preço/qualidade do mercado ibérico, tanto em BTT como em estrada e em Triatlo. Assim, tive o maior gosto e foi para mim uma honra poder ser útil no atendimento e informação que pude dar a todos aqueles que nos visitaram durante o fim-de-semana no stand SPEEDSIX.

Eu e a Ana Rechena (aka Turtle)
Tanto eu como a Ana Rechena e a Fátima Melo, demos o nosso melhor para ajudar a equipa SPEEDSIX nas inúmeras solicitações durante esta feira. Até o vencedor da Volta a Portugal pelo 2º ano consecutivo, Gustavo Veloso (atleta patrocinada com Speedsix), não deixou de estar presente todo o fim-de-semana para, também ele, dar o seu  contributo e ajudar a esclarecer os menos informados quanto à qualidade indiscutível destas rodas.

Eu e Gustavo Veloso
Quem melhor do que o vencedor de uma grande Volta para atestar da qualidade destas rodas? Os resultados deles falam por si!

No final da feira, fomos e somos uma alegre "família" SPEEDSIX, unidos por uma mesma paixão: as bicicletas e a vontade de bem servir! :-)

Carlos Goméz, Nuno Silvestre, Fernando Santiago, Fátima Melo, Gustavo Veloso, Basili Franch, eu e Ana Rechena.

Até para o ano, e não deixem de visitar o site da marca Speedsix aqui e contactar o representante português Nuno Silvestre, com os cartões de visita que levaram do stand. Estejam à vontade!

Hasta!


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

IRONMAN Barcelona - o Video

PAIN IS TEMPORARY, IRONMAN IS FOREVER!


IRONMAN Barcelona 2015... Anything is possible!
[VIDEO] IRONMAN Barcelona 2015... Anything is possible!
Posted by Ironman Barcelona on Sexta-feira, 9 de Outubro de 2015

terça-feira, 6 de outubro de 2015

IRONMAN BARCELONA 2015: It's the Climb...


Pela 5ª vez, escalei mais uma "montanha" 8.000...

Pela 5ª vez, submeti-me a uma das maiores provações físicas e psicológicas a que um ser humano pode ser submetido numa competição desportiva...

Pela 5ª vez passei grande parte do ano, grande parte dos 365 dias que o compõem, a pensar neste dia...

Pela 5ª vez, pensei durante a prova "porque me sujeito a este sofrimento todo?" e "que estou eu aqui a fazer?"...

Pela 5ª vez, ambicionei ser Finisher, mas mais do que isso ambicionei cumprir a distância em menos de 12h...

Para quem não sabe, a distância é, nada mais nada menos do que: 3,800mts de NATAÇÃO + 180kms de CICLISMO + 42,200mts de CORRIDA (Maratona) = 226kms NON-STOP.

E pela 5ª vez fui FINISHER com exactamente 12h00... e 14 segundos! :-P

Mas estou há demasiadas linhas a falar de números... e quem me conhece sabe que não gosto de números...

Quem me conhece sabe que gosto das emoções...

Quem me conhece sabe que é o desafio que me move...

"Mas qual desafio, se já sabes que és capaz, porque continuas a lá ir?" - interrogar-se-ão alguns...

Porque quem me conhece também sabe que o estilo de vida não só meu, mas de quem se dedica a um ou vários desportos e gosta de se colocar à prova, não é condizente com ficar quieto muito tempo ou com dúvidas que nos impeçam de nos lançarmos em mais e mais desafios...

Quem me conhece sabe que mais importante que a chegada, o mais importante é o caminho...

E no fim, apesar do sofrimento, apesar das interrogações, apesar da incerteza quanto a repetir, apesar de tudo... "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi"!

E que emoções! Foram muitas, porque a prova contava com muitos portugueses, e porque tinha o meu amigo Javier que me recebeu e orientou e acompanhou os dias em que estive na zona de Barcelona.

Houve tempo para tudo: estar com amigos que passei a conhecer pessoalmente - Diana Vasquez (Colombia), Ciclistas Comunes Retos Extraordinarios, um "Clube", um ideal, um grupo de amigos ciclistas aventureiros que eu tenho a honra de "representar" na Europa;

Diana Vasquez e eu



Passeei de scooter na cidade de Barcelona com o meu amigo Javier;

Catedral da Sagrada Família, obra inacabada de Gaudí

Preparei a prova como tinha de ser preparada, tudo a postos. Tudo o que podia fazer, foi feito.

Parque de Transição
Bikes à prova de chuva!


Na véspera da prova a ansiedade era muita devido ao mau tempo e ao estado do mar. As previsões para o dia 04 de Outubro, o dia D, eram de melhorias significativas, e tal veio a confirmar-se. Só o estado do mar, embora melhor, ainda era algo preocupante para mim.


Mas na manhã da prova, enquanto aguardava na "box" que elegi para a minha partida (organizadas por tempos previsíveis de realização da natação, eu escolhi "01h20-01h24"), o encontro inesperado com os meus amigos Sérgio e Ana Guimarães, e o Aníbal, foi tranquilizador e teve um efeito calmante para todos nós. Pessoas comuns, em igualdade de circunstâncias e receios parecidos, prestes a enfrentar um desafio de enorme envergadura, partilharam o bálsamo mútuo que é a amizade e o conforto de um abraço apertado e desejos de boa sorte.

Eu, Sérgio Oliveira e Ana Guimarães na véspera da prova.
Partimos, braços e pernas que se pontapeiam, corpos que se atropelam, golfadas de ar que trazem goles de água salgada em vez de oxigénio, impulsos que queremos dar para seguir em frente. Passa o aperto inicial, e siga que tenho de despachar isto o mais depressa que puder (o "depressa" foi em 1h21), para poder montar na minha bike e voar com as Speedsix pela marginal que liga Calella a Montgat.

À saída do Parque de Transição, após a natação.
A bike voou e o tempo também. E agora vamos lá correr... Corri não com as pernas mas com o meu querer; corri não com os músculos, mas sim com a minha determinação; corri não com energia, mas com a alegria de ter um amigo por perto que não me deixou quase nunca só, que puxou por mim e me deu aquele reconforto de saber que não estava sozinha, mesmo quando o sol se foi, quando as luzes diminuíram, e quando o meu alento cada vez era menor... Mas não se apagou!


Cruzei a meta e cruzei os limites da minha resiliência... pela 5ª vez. E pela 5ª vez ouvi a expressão: "Filomena, YOU-ARE-AN-IRONMAN!"

Afinal sobrou energia para um grande "Xmile", afinal restaram forças para um salto, afinal reencontrei mais adrenalina para levantar os braços em triunfo e retribuir um "high 5" ao speaker!

And you know what??

"There's always gonna be another mountain
I'm always gonna want to make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm going to have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting on the other side

It's the climb."


Um agradecimento gigante ao Javier Carreiras, um TITAN com letras maiúsculas, e um AMIGO enorme.


Bem hajam a todos quantos me incentivaram e apoiaram das mais diversas formas, entre eles o apoio das rodas SPEEDSIX, Ciclomarca Bicicletas, Espigão Suplementos. MUCHAS GRACIAS!