sexta-feira, 22 de maio de 2015

XTerra European Tour - Portugal (Golegã)

Teve lugar na Golegã, no passado dia 16 de Maio (Sábado), às 14h, a 2ª prova do circuito mundial XTerra, variante de Triatlo em BTT.

É a 2ª vez que participo nesta prova, e a 2ª vez que levo um valente empeno! Mas também, de outra maneira não seria XTERRA!


De outra maneira não voltaria, talvez, a ver os amigos com quem estive no Havai, em Outubro do ano passado, exactamente na final deste circuito mundial, em Maui. De outra maneira também não veria mais uma vez o campeão do mundo a passear-se pela Golegã, como qualquer um de nós, na sua bike... É isto o XTerra!

E que prazer vê-los no pódio, aos 3: Ruben Ruzafa (campeão do mundo em título) foi o vencedor, logo seguido do François Carloni e do Yeray Luxem, estes 2 últimos com quem partilhámos casa em Maui. Lá estavam também no top 10 o Roger Serrano (que fez 4º) e o Llew Holmes, todos eles nossos companheiros em Maui, excelentes atletas e bons amigos.

Mas vamos lá à prova: se correu bem? Bom, para o treino que tinha até posso dizer que sim! A surpresa foi ter de enfrentar os 1500mts de natação SEM FATO DE NEOPRENE, devido à temperatura elevada da água (24º)! Arghh, para quem está sem treino de natação (quase 2 semanas sem nadar devido à participação no Titan Desert), a perspectiva de nadar sem fato é algo assustadora... Mas vamos lá, de sorriso no rosto sempre!

Foto: Clarisse Henriques (Triatlo Portugal)
A natação eram 2 voltas e obrigava a sair da água, correr alguns metros, e mergulhar para entrar na água de novo, a partir da ponte militar que une as duas margens do Almonda naquela localidade... Muita "flora" subaquática que teimava em agarrar-se a óculos, braços e pernas, parecia o mar de sargaços!

Bom, lá saio da água com um tempo miserável mas não faz mal, pois até curti a natação, só o salto para a água é que não!

Foto: Clarisse Henriques (Triatlo Portugal)
E vamos lá curtir ainda mais no BTT! Demorei a encontrar o meu ritmo.. aliás, não o encontrei nunca! Não há milagres, e a fadiga acumulada no Titan notou-se, não só a nível físico como também motivacional... Afinal eu sabia que (desde que terminasse) habilitava-me ao Havai outra vez... Só que agora eu sabia que não iria... Repito, não há milagres, e as condições financeiras não permitem... Oh well, hei-de lá voltar um outro ano qualquer!

De volta ao BTT: a organização (Núcleo Sportinguista da Golegã) faz um trabalho fenomenal o Inverno inteiro para nos proporcionar um percurso super-desafiante, mega-duro e muitíssimo variado! Há até quem diga que é o percurso de BTT mais duro de todo o circuito XTerra! Eu não sei, mas que garanto que é bem mais duro que o Havai, lá isso é! Além disso, tiveram o trabalho e imaginação de construir esta estrutura em paletes para ajudar ao espectáculo! Um verdadeiro "xpectáculo"! ;-)


Dito isto, já podem perceber a razão do "empeno": 38kms de subidas íngremes com pedra rolada à mistura, descidas de piso solto e nada amigável, singles tracks, trilhos espectaculares à beira rio.. em suma, um BTT muito bonito, mas também muito duro, agravado pelo calor que se fazia sentir àquela hora (cerca das 15h). Bebi 3 bidons de líquidos em 02h49 de segmento, e cheguei seca à transição.


Agora é que vão ser elas! Não estou minimamente preparada para enfrentar 11kms de corrida, mas 'bora lá!

Corrida trail como se exige num XTerra: cordas para passar alguns obstáculos, árvores caídas, canas e terreno lavrado, estradão e "singles", há de tudo neste percurso de corrida que é muito bonito e encantador, mas que de fácil pouco tem! Agravado este ano por mais 1km, que para quem já está empenado e com aquele calor, parece uma eternidade! Caminhei algumas vezes, corri outras,  apanhei alguns e também fui apanhada, mas cheguei ao fim com mais esta no meu currículo!

Se foi duro?? Foi! Se podia ter ficado em casa? Poder podia, mas não seria a mesma coisa! 

E no fim, lá trouxe mais uma vez o "slot" para o Havai... Vou "guardar" para o ano que vem, quem sabe?? 

Foto: Clarisse Henriques (Triatlo Portugal)

A Sorte Protege os Audazes...

Sem comentários:

Enviar um comentário