terça-feira, 23 de abril de 2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

6º SRP160 - 2013

Para mim foi o 1º SRP, e não foi 160, mas sim 165, não só para mim mas para todos! :-)


Foi uma óptima forma de regressar aos trilhos, quase 6 meses depois.


Não fazia ideia de como me iria sentir, numa distância tão longa, em BTT... A verdade é que uma vez betetista, para sempre betetista! Afinal parece que não lhe perdi o jeito! Senti-me surpreendentemente bem, sem qualquer dor ou fadiga anormal, e o melhor de tudo é que nunca tive medo de cair ou de descer, salvaguardadas as devidas precauções.

O Alentejo estava lindo, florido, colorido, e o enquadramento dos amigos também não podia ser melhor!


A minha prova foi feita em dupla com a grande Sónia Lopes, a ideia era seguirmos as duas e fazermos a prova de forma descontraída, para nos divertirmos, não nos aleijarmos e contribuir para a equipa Xmile Cycle Team, a convite do nosso amigo Sérgio Pinho, equipa que iria, no final da prova, oferecer 3 bicicletas a 3 crianças. Esse seria o melhor momento de todos!

E lá fomos nós!



Os primeiros 35 kms tiveram ainda alguma dificuldade técnica, com single tracks, travessias de muitas linhas de água e subidas empinadas em que era mesmo necessário empurrar. Aqui está uma, mas esta até era ciclável.


Todo o percurso teve um desnível bastante acentuado, atingindo cerca de 2500mts de acumulado. Mas todos os cenários eram de uma grande beleza, proporcionada pela Primavera que acabou por chegar em pleno no dia da prova, permitindo fotos muito coloridas.


Fomos fazendo a nossa prova, no ritmo vivo que as nossas rodas 29 proporcionavam, mas também com a necessária moderação quando as condições se tornavam mais perigosas ou difíceis. A ideia era mesmo disfrutar!


Correu tudo lindamente até que o meu pedal esquerdo se desapertou sozinho! Isso pregou-nos um susto, mas era só desapertado. Mesmo assim tivemos de parar 2 vezes para o apertar e pedir uma chave sextavada emprestada, ou aquela situação iria persistir. Resolvido, e siga para a frente!


O sorriso não esconde a minha felicidade de voltar aos trilhos!


Nem as pilhas do GPS, que acabaram perto do km 120, impediram que continuássemos alegres caminho fora, pois o percurso estava muito bem marcado.


E embora a Sónia tivesse ingerido um "Energy Shot" demasiado quente que a deixou mal-disposta, nada estragou a nossa festa e a satisfação na chegada! Com uma recepção destas, com a nossa amiga Tóia, que mais se pode desejar??


A vida é feita de grandes momentos, que para serem grandes podem ser simples. Este foi um deles!

I'll never forget it...

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SRP160

É já amanhã, que regresso aos trilhos e.. aos mega-empenos!!!

Vai ser monumental, não só pelo empeno mas porque vou (TENTAR é o termo certo, pois ir na roda dela não é fácil!!!) com a grande Sónia Lopes orgulhosamente representar a XMile Cycle Team, do nosso amigo Sérgio Pinho, e que vai oferecer 3 bicicletas a 3 crianças.



RIDE FOR A SMILE é o lema da equipa/grupo, e é isso que iremos todos fazer: PEDALAR POR UM (neste caso 3) SORRISOS!

Entretanto, parece que vai ser o 1º dia de Primavera a sério, finalmente!



Vamos a isso, com protector factor 50 UV!

A IronMena machine está pronta a voltar aos trilhos e já passou pela fase "transformer", para Tubeless. Não queremos furos!

Maratona de Vendas Novas ou Quinta do Conde-Vendas Novas!

É verdade que fui até à maratona de Vendas Novas... mas não para participar!

Fui em bicicleta de estrada, treinar, ver os amigos chegar, e... almoçar!

O churrasco era convidativo, e uma boa desculpa para fazer um treino até Vendas Novas, sendo que o regresso, e já de barriga cheia, seria de carro. Assim seriam só cerca de 70kms, que fiz a solo, de forma suave mas sem paragens.

Um bom treino. E finalmente, e após alguns kms iniciais de "desatino", parece que finalmente consegui que o Garmin começasse a apanhar a minha frequência cardíaca!!!



No fim, a parte melhor.... esta:


Pelo meio, ganhei umas dentadas numa perna da simpática "Mimi".. :-(

Mas não faz mal, dei eu umas valentes dentadas naquelas costeletas, febras e salsichas! ;-)

Seixal-Terena (troço Fernão-Ferro-Palmela) com Os Anjos!

É sobejamente conhecido, pelo menos para quem está dentro do meio ciclístico, que Os Anjos - duo de irmãos cantores - gostam de pedalar!

Já participaram em algumas provas bastante conceituadas, inclusivé o Titan Desert, em que também participou o Vitor Gamito e o Marco Chagas, aliás amigo do duo e que costuma participar nas actividades com eles.

Uma delas é o Fernão Ferro-Terena (Alentejo), que liga o local de residência à terra natal dos Anjos, e que já vai na sua 4ª edição. É um evento de estrada em que vai quem quer, sem qualquer organização implícita, em regime de autonomia, como num vulgar treino.

Este ano, além da comparência do amigo Marco Chagas, também a equipa profissional de ciclismo Efapel/Glassdrive foi convidada a participar.

Eu como residente na zona, juntei-me ao pelotão com mais alguns amigos, num pequeno troço entre Fernão Ferro e Palmela, só para passear e desenferrujar um pouco, apesar do frio que se fazia sentir, mas finalmente num dia de sol.

Estou eu numa rotunda onde combinei encontrar-me com uns amigos para seguirmos juntos até à partida, quando aparece a caravana da equipa Efapel (dão imenso nas vistas devido às cores da decoração das viaturas) a perguntar se eu sabia onde era, e ofereceram-me boleia até lá! ;-)


Claro que não aceitei pois estava à epera dos amigos, e era mesmo ali ao lado...

Enquanto os participantes se juntavam todos, andava eu às voltas com o meu novo GPS Garmin Edge 500, a tentar apanhar a minha frequência cardíaca e não a de toda a gente que ali estava e que também tinha um Garmin!!! Era escusado... :-( Teimava em não me apanhar a mim! Melhor esquecer ou ando aqui só preocupada com isto...


O pelotão, bem composto e colorido e com a equipa Efapel à cabeça, enquanto só o Sérgio pedalava (o irmão Nelson esteve a fazer cobertura mediática do evento), arrancou cerca das 09h, e a SIC andou por ali a tentar entrevistar-me mas eu achei que devia deixar o protagonismo para os Anjos lol! ;-)

Integrados no pelotão estavam também dois atletas de ciclismo adaptado, sendo um pertencente à equipa Efapel. É motivante ver a sua determinação em participar e são um exemplo para todos nós.


O percurso saíu de Fernão Ferro em direcção à Quinta do Conde, tendo depois apanhado a estrada da AutoEuropa, seguindo em direcção a Palmela.


Nós seguimos sempre na cauda do pelotão, acompanhando os atletas do ciclismo adaptado, por precaução devido à sua pouca visibilidade, e também para não nos cansarmos. Afinal, havia a maratona de BTT de Vendas Novas no dia seguinte, e eu iria até lá em treino, só para ver as chegadas e... para almoçar!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Finalmente - a tão esperada ALTA!

Por fim, 151 dias depois da fractura da clavícula, recebi finalmente a tão desejada alta da fisioterapia na passada 5ª feira, véspera de Sexta-Feira Santa!

Sei agora que tanto tempo de recuperação e tanto trabalho de fisioterapia e reforço muscular se deveram, não à fractura e/ou luxação em si, mas sim ao período de imobilização a que fui submetida: 1 mês com o braço imobilizado e proibida de fazer qualquer esforço ou fisioterapia.

Grande erro... Perdi toda a mobilidade, toda a força, toda a massa muscular, e toda a amplitude de movimentos, tudo reduzido a zeros. Como é que é possível os médicos ortopedistas não estarem alertas para isto, quando inclusivamente realcei o facto de ser nadadora?? Pois, não sei...

Mas francamente, dá vontade de não dar ouvidos a nenhum médico!

Agora já está, e não adianta chorar sobre leite derramado.

Nestes 151 dias (afinal, quase meio ano...) muita coisa se passou... Mas estou de volta e isso é que importa!



Tão aguardado momento de regresso, seria comemorado com uma boa volta de BTT, que há tanto tempo nao via a luz do dia...

Mas infelizmente o tempo nesta Páscoa não permitiu, e o treino de que tanto preciso (tendo em conta que tenho 160kms de BTT para fazer dentro de menos de 15 dias!!!) reduziu-se a uns meros 20kms de BTT na santa terrinha...

Como se não bastasse, contraí uma espécie de gripe, que me está a tirar toda a energia e vigor, deixando-me sonolenta e com dores no corpo.

Mas já estou a expulsar estes micróbios, de forma que a partir de amanhã conto já poder, pelo menos, fazer alguns treinos de RPM/Spinning para ajudar a recuperar alguma forma!

Estamos sempre a aprender, mas não há mal que sempre dure, por isso há que ser optimista!

Vamos a isso!