A ideia era ficar em parques de campismo (ficámos 3 noites no camping de Mogadouro) ou campismo selvagem (Barca d'Alva) e daí partir todos os dias com 3 carros com os kayaks para o ponto de início de cada etapa, indo depois deixar 1 ou 2 veículos no ponto de chegada de cada etapa, visto que os percursos eram todos em linha. Esta era uma logística complicada, mas necessária, pois era a única forma de fazermos o percurso.
Embarque a 2 kms a jusante da Barragem do Picote |
Foram uns dias espectaculares, passados em cenários únicos e protegidos, apenas com os grifos e aves da zona por companhia, e os peixes dentro de água. Fora isso, o silêncio era total, nos vales profundos cavados pelo rio.
Em termos meteorológicos, apanhámos de tudo: calor intenso, chuva forte, dias amenos... foi uma experiência enriquecedora e uma variação aos treinos habituais.
Barragem do Picote |
Etapas efectuadas:
1º Dia: Barragem do Picote - Bemposta (22 kms)
2º Dia: Barragem de Miranda do Douro - Castro - Miranda do Douro (27kms)
3º Dia: Barragem da Bemposta - Baragem de Aldeadavilla (30kms)
4º Dia: Congida - Aldeadavilla - Congida (36kms)
5º Dia: Barca d'Alva - Rìo Águeda - Barca d'Alva
O 5º e último dia teve de ser alterado e improvisado, pois o baixo caudal e a dificuldade de passagem nalguns pontos do rio, impediam que o percorrêssemos sempre embarcados e com possibilidade de pagaiar. Assim, decidimos ir de carro até Barca d'Alva, o nosso destino final, passar aí a noite e daí fazer, no dia seguinte, alguns braços do rio que eram visíveis, entre eles o rio Águeda.
Acampamento em Barca d'Alva |
Foi uma semana com saldo francamente positivo. Este tipo de aventuras entre amigos são sempre salutares, e são experiências diferentes que somam a todas as restantes experiências e hábitos desportivos.
Além disso, o meu kayak, que já tinha teias de aranha, estava a precisar de uma boa lavagem! :-)
Sem comentários:
Enviar um comentário