terça-feira, 13 de novembro de 2012

Canoagem no Douro Internacional - 25 a 29JUL

Porque nem só de bicicleta e triatlo vive o homem (e a mulher), um grupo de 7 amigos rumou até ao Norte do país, zonas de Mogadouro e Miranda do Douro, com o objectivo de percorrer as águas do Douro Internacional em kayak, até Barca d'Alva.

A ideia era ficar em parques de campismo (ficámos 3 noites no camping de Mogadouro) ou campismo selvagem (Barca d'Alva) e daí partir todos os dias com 3 carros com os kayaks para o ponto de início de cada etapa, indo depois deixar 1 ou 2 veículos no ponto de chegada de cada etapa, visto que os percursos eram todos em linha. Esta era uma logística complicada, mas necessária, pois era a única forma de fazermos o percurso.

Embarque a 2 kms a jusante da Barragem do Picote

Foram uns dias espectaculares, passados em cenários únicos e protegidos, apenas com os grifos e aves da zona por companhia, e os peixes dentro de água. Fora isso, o silêncio era total, nos vales profundos cavados pelo rio.

Em termos meteorológicos, apanhámos de tudo: calor intenso, chuva forte, dias amenos... foi uma experiência enriquecedora e uma variação aos treinos habituais.


Barragem do Picote

Etapas efectuadas:

1º Dia: Barragem do Picote - Bemposta (22 kms)

2º Dia: Barragem de Miranda do Douro - Castro - Miranda do Douro (27kms)

3º Dia:  Barragem da Bemposta - Baragem de Aldeadavilla (30kms)

4º Dia: Congida - Aldeadavilla - Congida (36kms)

5º Dia: Barca d'Alva - Rìo Águeda - Barca d'Alva


O 5º e último dia teve de ser alterado e improvisado, pois o baixo caudal e a dificuldade de passagem nalguns pontos do rio, impediam que o percorrêssemos sempre embarcados e com possibilidade de pagaiar. Assim, decidimos ir de carro até Barca d'Alva, o nosso destino final, passar aí a noite e daí fazer, no dia seguinte, alguns braços do rio que eram visíveis, entre eles  o rio Águeda.


Acampamento em Barca d'Alva

Foi uma semana com saldo francamente positivo. Este tipo de aventuras entre amigos são sempre salutares, e são experiências diferentes que somam a todas as restantes experiências e hábitos desportivos.

Além disso, o meu kayak, que já tinha teias de aranha, estava a precisar de uma boa lavagem! :-)




Sem comentários:

Enviar um comentário