quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sky Road GRANFONDO Aldeias do Xisto - Lousã

Passada a expedição em BTT na Islândia, era tempo de voltar à estrada.

Deu-se a oportunidade, inicialmente não planeada, de participar no 1º evento Sky Road GranFondo, que teve lugar na Lousã no dia 13 de Outubro.

O evento pretendia ser uma experiência de contacto com um grande pelotão de estrada, numa simulação de uma verdadeira etapa de montanha de qualquer grande Volta/ Tour, e aberto ao grande público amador. No entanto, contou com a participação de grandes figuras do ciclismo e triatlo português, tanto a nível nacional como internacional, casos do Rui Costa (que afinal não pôde comparecer por se encontrar em Pequim), Nelson Oliveira, Bruno Pais, Vitor Gamito, David Rosa, Celina Carpinteiro, entre tantos outros, nomeadamente vários atletas da equipa Prio/Tavira.

A altimetria era assustadora (3500mts de desnível positivo), como se pode ver no gráfico, e era o que prometiam todas as serras ali em redor, num cenário deslumbrante ao longo de 150 kms.

Foi uma grande festa do ciclismo em que tive a honra de participar. Fui muito bem acompanhada, com amigos do BTT e Triatlo, e ficámos muito bem instalados no ACM da Lousã, a cerca de 8 kms da partida, pelo que podíamos deslocar-nos para lá de bicicleta, servindo de aquecimento.

Na verdade, durante o "aquecimento" registou-se um frio de rachar, estavam cerca de 5º às 07h20 da manhã daquele dia, sendo a partida às 08h. Chegámos em cima da hora, não sem antes ainda tomarmos o doping da cafeína mesmo em frente à partida, tendo partido já uns 3 ou 4 minutos depois da hora. Mas havia tempo para tudo!


O dia pôs-se magnífico, mesmo propício àquele tipo de evento. A organização esteve simplesmente irrepreensível, do melhor que alguma vez se viu em Portugal. Desde o percurso, ao staff em todo o lado (cruzamentos e entroncamentos), sinalização que chegava a ser redundante, não há rigorosamente nada a apontar, antes pelo contrário. Merecem ser louvados, pois eventos desta qualidade devem repetir-se, e para isso contribuem também palavras de incentivo.

Pessoalmente, não estava com grande treino...


Daí que não foi propriamente pêra doce...

Consciente disso, poupei-me o mais possível na 1ª metade, sabendo que havia muitos kms pela frente. Estava ali para desfrutar da experiência, e não para tentar ganhar nada!



A organização tinha umas "surpresas": umas rampas de morrer, especialmente a da Pampilhosa, após o abastecimento, onde se subia por paralelos numa inclinação a 23%. Também havia animação em todas as rampas maiores, com uns elementos locais, trajados a rigor, a aplaudir com tambores e a ribombar fortemente, se bem que com o esforço, era a minha cabeça e músculos que ribombavam!

Os meus pedais também não estavam a ajudar, pois estava com imensa dificuldade em desencaixar os sapatos... A somar a isso, tinha uma cassete de apenas 23 dentes no último carreto, o que ainda me dificultava mais cada subida, pois não tinha desmultiplicação suficiente. Valeu-me ter pelo menos um conjunto pedaleiro compacto 50-34, ou teria sido o fim da macacada!

Bem, tudo lições a aprender! Mas daqui levei grandes vistas, de encher os olhos, e pude rever alguns amigos, e conhecer pessoalmente outros (Obrigada Sérgio Pinho, pelas fotos!!!)


Estarei no próximo sem dúvida, tudo farei para isso!

No final, cansada mas satisfeita, e sempre de sorriso na cara! Já está, mais uma para o currículo!

Sem comentários:

Enviar um comentário